Arsenal é apreendido em operação contra caça ilegal no Paraná
Centenas de munições foram recolhidas em flagrante; homens caçavam animais silvestres
Publicado: 05/08/2025, 18:27

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), em uma operação integrada com a Polícia Civil (PCPR), prendeu dois homens de 32 e 36 anos em flagrante por caça ilegal de animais silvestres, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa. As prisões aconteceram nesta terça-feira (5), em Guaratuba, no Litoral, e em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
A operação foi desencadeada após o recebimento de denúncias de caça em Unidades de Conservação na Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a Área Estadual de Guaratuba e o Parque Nacional da Guaricana. A partir das informações, a PMPR e a PCPR iniciaram um trabalho de investigação que resultou em mandados de busca e apreensão.
"A partir de denúncias recebidas, dando conta de suspeitos que estavam fazendo caça de animais silvestres aqui na Região Metropolitana de Curitiba e, de forma mais grave, dentro de Unidades de Conservação, como a Área Estadual de Guaratuba e o Parque Nacional da Guaricana", explica o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel Alvaro Gruntowsk. "As equipes das duas corporações iniciaram o trabalho de levantamento e investigação, que culminaram com os mandados de busca e apreensão. Os mandados confirmaram os delitos de posse de armas, de animais silvestres abatidos e os acessórios de caça", conclui.
As equipes mapearam áreas de caça, trilhas e possíveis suspeitos. Com base nessas informações, a operação foi planejada e executada sem confrontos, fugas ou resistência. Durante o cumprimento dos mandados, as equipes apreenderam sete armas de fogo com numeração suprimida, dentre elas quatro espingardas e um rifle. Além de centenas de munições de diversos calibres, dois tatus e uma paca, animais.
O delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, destacou que novas diligências serão realizadas. "Iremos apurar todas as pessoas que possam estar envolvidas com esse grupo criminoso para conseguir identificar de fato se existem mais membros, quais animais foram caçados, de onde vieram essas munições e esse armamento especializado, a fim de responsabilizar todas as pessoas que fazem parte desse grupo criminoso."
DENÚNCIAS – Em casos de flagrante ao crime de caça ilegal, a população pode acionar o 190 para atendimento da Polícia Militar. Além disso, há como canais o 197 da PCPR, bem como o 181 do Disque-Denúncia.
Com informações da Assessoria da Polícia Militar e do Paraná e Polícia Civil do Paraná.