Tornado provoca destelhamentos e assusta moradores de São José dos Pinhais
Bairro Guatupê foi o mais afetado pelo fenômeno neste sábado (10); Simepar tenta classificar o tornado
Publicado: 10/01/2026, 21:11

Um tornado atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e assustou moradores com destelhamentos de casas e comércios neste sábado (10). Até o momento, não há informações sobre feridos.
A confirmação de que a cidade foi afetada pelo fenômeno aconteceu às 19h35 por meio do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O tornado atingiu o bairro Guatupê. Agora, o órgão que monitora o clima no Estado tenta classificar o fenômeno.
“A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil”, disse o Simepar, em comunicado.
Moradores registraram vídeos que mostram uma nuvem em formato de funil no céu, enquanto alguns também filmaram partes de telhados sendo arrancadas e levadas pelo vento. “Parece um tornado, as coisas voando em circulo”, diz um deles. “Meu Deus! Olha isso. Jesus amado!”, afirma outra moradora.
Além de arrancar telhados de imóveis, o tornado também derrubou muros e postes na região. Em nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou que “está atuando de forma intensa e contínua no atendimento às ocorrências registradas após o tornado que atingiu o município”.
“Até o momento, mais de 200 residências já foram cadastradas pelas equipes municipais para levantamento de danos e encaminhamento dos atendimentos necessários. Também foram registrados quatro casos de queda de árvores”, disse a administração.
A administração municipal disse que os bairros Guatupê e a Borda do Campo foram os mais atingidos.
A Administração Regional do Guatupê, localizada na Praça da Juventude, está sendo usada como ponto de apoio para distribuição de lonas à população.
Em Curitiba, a estação meteorológica situada no bairro Portão registrou rajadas de vento que chegaram a 68 km/h. Até as 19h, a prefeitura recebeu 57 relatos sobre quedas de árvores e entregou sete lonas.
Com informações do Portal Banda B, parceiro do Portal aRede




















