Guto Silva defende projetos para desenvolvimento dos municípios
Em entrevista ao Grupo aRede, secretário de Estado das Cidades exalta governo de Ratinho Junior (PSD) e afirma que projetos implementados garantem o crescimento socioeconômico das cidades
Publicado: 06/09/2025, 06:50

Luiz Augusto Silva, popularmente conhecido como Guto Silva (PSD), é um político e empresário que atualmente trabalha como secretário na Secretaria de Estado das Cidades do Paraná. Nascido em Maringá, construiu sua carreira política a partir de 2009, onde foi o vereador mais bem votado de Pato Branco. De lá para cá, experimentou um crescimento na Política, sendo eleito deputado estadual e também já assumindo, interinamente, à presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em 2023, assumiu a Secretaria do Planejamento do Paraná, a convite do governado Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). No início de 2025, assumiu o seu atual cargo, onde trabalha diretamente com as 399 cidades do Estado. Guto Silva é o quinto entrevistado a integrar o quadro ‘Eleições 2026’ uma produção do Grupo aRede em parceria com o Blog do Doc.com.
Em sua fala, Guto Silva destacou pontos importantes de sua carreira política, como ações à frente de duas secretarias, a parceria com o Governo do Estado e mais recentemente os debates sobre a sucessão de Ratinho Junior, onde o nome de Guto é um dos mais fortes a brigar por este cargo.
O secretário também reforçou a filosofia de gestão aplicada no Paraná e que transformou o Estado em um exemplo em diversas áreas sociais e econômicas. Confira a entrevista na íntegra abaixo:
aRede/Jornal da Manhã: Você está à frente de uma das secretarias mais importantes do Paraná. [...] Também esteve à frente de outros cargos de bastante importância na estrutura do Governo do Estado [...] Como é essa participação sua sempre ao lado do governador Ratinho Junior?
Guto Silva: Tenho muito orgulho de caminhar ao lado do governador Ratinho Junior desde o primeiro dia do mandato. Costumo fazer analogia com futebol. No primeiro mandato eu era zagueiro na Casa Civil, depois meio-campo à frente da Secretaria de Planejamento e agora tenho a possibilidade de fazer gols à frente da Secretaria das Cidades. É a secretaria que tem a responsabilidade de fazer as obras e parcerias com os municípios. Ela te dá muita visibilidade e, ao mesmo tempo, condições de você realizar ações, obras, investimentos que de fato podem ter um impacto no dia a dia da população.
aRede/JM: Estamos em um momento no Paraná em que se fala muito desse período pré-eleitoral. [...] Fala-se em Ratinho Junior na presidência, sobre você na sucessão ao Governo do Estado. Como vê isso?
Guto Silva: Não vou negar que estou orgulhoso e feliz em ter meu nome como um sucessor de um projeto que ajudamos a construir ao lado do governador. [...] Participei ativamente desse processo. Talvez seja essa condição que me coloca numa posição de poder suceder esse projeto que chamamos de ‘método Paraná’. [...] E acredito muito que o governador Ratinho Junior reúna as condições de poder apresentar esse Paraná, esse novo Paraná, para todo o Brasil. É jovem, tem ousadia, capacidade de gestão demonstrada nesses anos como governador. Tem competência política, leitura política, foi deputado estadual, federal, governador, secretário de estado. [...] Paraná que tem demonstrado muita maturidade institucional. [...] Quando comparamos educação, saúde, sustentabilidade, emprego, renda, o Paraná subiu de patamar. [...] Por isso que o governador goza de uma aprovação histórica de quase 85% dos paranaenses. Isso nos dá garantia que estamos num bom caminho. Que o Paraná caminha forte. O Paraná está embalado e pretendemos que esse embalo não se encerre. Queremos sim um projeto de continuidade para conseguirmos consolidar esses números, esses indicadores e o Paraná seguir firme e adiante.
aRede/JM: Secretário, como fazer para manter esse time com todos os secretários? [...] Como fazer com que todos caminhem juntos. Afinal de contas, tem também as vagas para vice-governador. Têm duas vagas para o Senado. Como vocês tratam isso internamente?
Guto Silva: É preciso bom senso, coerência, compreensão que o projeto é maior que a vontade pessoal de qualquer candidatura. Queremos uma filosofia ajustada a essa realidade do governador Ratinho Junior. Obviamente, agora fica todo mundo ativo com o início desse processo de sucessão do Ratinho. Todos se posicionando, mas acredito que com equilíbrio, bom senso, diálogo, conversa, vamos encontrar um caminho para poder organizar todo esse time que é forte, competitivo, liderado pelo governador Ratinho Junior e teremos muita confiança que esse projeto caminhe unido. [...] O Paraná não pode perder esses elementos que tem forjado essa nova realidade.
aRede/JM: Gostaria que falasse um pouco das questões que ajudam o governo a atingir esse grau de aceitação da população. Uma das ações recentes foi a questão do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). [...] Como se chegou a essa decisão de se diminuir o IPVA para o paranaense a partir do próximo ano?
Guto Silva: Foi uma decisão sensata e justa. Nos primeiros anos, o Estado fez as reformas necessárias, permitiu a gente ter equilíbrio de contas [...] cortando privilégios, mordomias, enxugando a máquina pública para termos essa realidade. De um lado esse recurso permite a gente fazer as obras e é impressionante. O Paraná virou um canteiro de obras. [..] De um lado temos as contas equilibradas, a capacidade de fazer investimento. Isso é um número importante que a gente persegue muito, tem uma taxa de investimento elevada. E obviamente, quando você tem saúde fiscal, você precisa ter justiça social. Então, havia uma margem para poder fazer esse recuo e o governador, de uma forma acertada, enviou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei para que, a partir de janeiro, tenhamos o menor IPVA do Brasil. [...] Não adianta o Estado estar também com a conta equilibrada, tudo organizado e o cidadão sem dinheiro. É necessário o equilíbrio, é necessário que a população possa ter emprego, uma casa boa, um acesso à saúde digno, à escola, à educação, mas, ao mesmo tempo, é necessário que o Estado também dê uma opção, folga, para sobrar dinheiro no bolso do trabalhador. Ter as contas aqui do Paraná equilibradas nos dá garantia de poder fazer uma ação como essa redução do IPVA.

aRede/JM: O secretário tem feito um caminho que o próprio governador Ratinho Junior fez antes de ser candidato ao governo. Ele também foi secretário das Cidades e adotou essa questão municipalista de proximidade com os prefeitos, afinal de contas, a população está nos municípios, né?
Guto Silva: Não tenha dúvidas. O cidadão mora no município e é na cidade que as coisas acontecem. A secretaria é pé quente. Ratinho esteve lá antes de virar governador e tenho a felicidade de poder conduzir uma secretaria com condições de realizar tanta coisa com os prefeitos. É importante ter esse diálogo direto, essa construção direta com as lideranças locais. [...] Tudo passa pela secretaria, desde uma capela mortuária, uma reforma da rodoviária, até mesmo uma grande obra de infraestrutura do município. Então, é necessário sempre muito respeito, bom senso. E o mais importante é poder buscar soluções para os cidadãos que vivem nos municípios, independente se é grande, pequeno, se é de direita, de esquerda. Todos são paranaenses e nosso objetivo é poder realizar ações pontuais e transformadoras em cada cidade.
aRede/JM: Os prefeitos ficam com trabalho de apresentar projetos, porque sem o projeto não se libera recurso. Então, a secretaria também tem esse cuidado de fazer esse trabalho junto aos prefeitos para as ações serem apresentadas e o governo possa liberar esses recursos?
Guto Silva: Não tenha dúvida. Na próxima semana encerro o contato direto com os prefeitos e aí fechamos os 399 municípios que atendi em aproximadamente 100 dias. Então, você imagina o volume dessa relação com os prefeitos [...] A secretaria faz essa análise, tenho centenas de arquitetos e engenheiros que fazem toda essa avaliação da documentação, do projeto, para que depois possamos liberar o recurso. [...] Obviamente, temos a burocracia da área pública e então é necessário o respeito às normas, mas o meu estilo é de muito tocador. Estou diariamente reunido, conversando, cobrando, porque sabemos que é necessária essa dinâmica diária para impor velocidade à máquina pública.
aRede/JM: Com relação a outros projetos que também são desempenhados pela Secretaria das Cidades, o senhor destacou ali essa questão dos LEDs. Aqui em Ponta Grossa, vimos um trabalho da Prefeitura de substituição e onde foi substituído teve um ganho nessa iluminação tanto no bem-estar quanto na segurança, e o estado tem feito também isso em várias cidades paranaenses, certo?
Guto Silva: O Paraná é referência em iluminação de LED. Hoje temos 65% dos municípios com 100% de iluminação em LED. [...] Os dados da Secretaria da Segurança também apontam uma redução de criminalidade. Reduz vandalismo, violência contra a mulher, furtos e roubos e por aí vai. Então, a sensação de segurança com uma cidade iluminada é extremamente importante para ter uma cidade acolhedora. E, por outro lado, tem a questão da sustentabilidade. São modelos de energia que você permite economizar dinheiro público. Somente neste ano, a economia passou de R$ 5 milhões na conta de luz, onde os municípios podem gastar em outras prioridades. Então, esse programa que estamos investindo R$ 300 milhões, chegando a 69% dos municípios. Só para fazer um comparativo, no Brasil temos 29% dos municípios com iluminação de LED. No Paraná vamos chegar a 69,70% agora na semana e seguramente a 100% até junho do próximo ano. Então isso é um recorde, uma referência em todo o Brasil e a gente sabe que você ajuda a preservar o meio ambiente. Ela gasta menos energia e, por outro lado, deixa a cidade mais confortável.

aRede/JM: Embora hoje ninguém queira falar como pré-candidato, estamos falando da série ‘Eleições 2026’ e você é um dos nomes cotados para disputar realmente a eleição do próximo ano. Guto, para quem está nos acompanhando e não saiba da sua trajetória, [...] conta de onde você vem, onde nasceu, no que você é formado?
Guto Silva: É surpreendente, mas nunca imaginei que seria político. Minha família não tem nenhum político. Sou filho de professores da rede estadual, nasci em Maringá, mas fui criado em Pato Branco. E minha formação na área internacional, Comércio Exterior. Já desde muito jovem ouvi o ensinamento do meu pai: "Professores têm que se virar, buscar alternativas”. Ganhei uma bolsa de ensino para morar em Portugal, depois ganhei outra bolsa de ensino pelo desenvolvimento escolar para morar na Espanha. Tive a oportunidade de ficar mais um bom tempo na Inglaterra [...] Quando volto ao Brasil, encerro meus estudos, já começo a trabalhar no meu setor [...] até que um belo dia, lá na minha cidade de Pato Branco, teve uma disputa política e alguns amigos me falaram: "Você viaja o mundo todo. Não quer trazer tua experiência para o futuro da cidade"? De forma inocente, aceitei o desafio e quando percebi, já tinha sido candidato a vereador. Me elegi como o mais votado, depois tive dois mandatos como deputado estadual e quando o governador Ratinho assume o governo, me convida para poder trazer um pouco dessa leitura de mundo. Essa experiência empresarial para a vida pública. [...] Então isso é um pouco da minha trajetória.
aRede/JM: Obviamente que para ocupar um posto dessa importância tem que ter uma bagagem. Um conhecimento. Existe também uma relação de amizade com o governador, né? De onde que vem?
Guto Silva: O governador, quando assume a Secretaria das Cidades, eu era subchefe da Casa Civil. A gente criou o laço de amizade e de ajuda mútua. Quando eu estava na Assembleia, o governador faz o movimento de volta para a Alep e fazer uma bancada forte de deputados estaduais. Naquele momento, os deputados, muitas vezes, não estavam tomando decisão. Fui o primeiro parlamentar com votos a embarcar na canoa Ratinho Junior. Falei: "Não, confio no teu trabalho". Lá atrás fui o primeiro deputado estadual que falei: "Olha, Ratinho, estou com você. Vamos começar essa jornada". E aí é uma relação de confiança, de trabalho, mas sobretudo alinhado muito na filosofia que a gente acredita no Paraná.
aRede/JM: Ponta Grossa vive um momento de investimentos da iniciativa privada, mas obviamente que o poder público tem a sua parcela aí também. [...] Como você vê essa importância de Ponta Grossa e dos Campos Gerais?
Guto Silva: É importante uma cidade que cresce como Ponta Grossa ter muito zelo, cuidado no seu crescimento. Queremos que Ponta Grossa se desenvolva, não somente cresça. É necessário muito rigor nas leis de zoneamento em função dessa industrialização que tem acontecido expansivamente. É algo ótimo, que gera emprego, traz muita gente, mas acontece um fenômeno no Paraná que nos preocupa e a gente olha sempre com muita atenção: há uma migração das pequenas cidades para os grandes municípios como Ponta Grossa. Vou dar um exemplo aqui da região dos Campos Gerais. Telêmaco Borba e Castro são cidades que atraem muita gente em função do dinamismo econômico e quando você atrai mais gente para trabalhar, os desafios também aumentam. Precisa mais crescimento, mais educação, mais infraestrutura rodoviária, o trânsito aumenta. Então, o papel do Estado é poder ter um crescimento, um desenvolvimento sustentável social sem romper o tecido social de uma cidade. Um município dinâmico que gera emprego, mas também uma cidade que tenha tranquilidade, conforto, justiça, mobilidade. Então, acho que o desafio de Ponta Grossa é justamente esse. É poder se desenvolver, continuar crescendo com os níveis que vem crescendo, e são extraordinários. Quando olhamos o crescimento econômico e industrial da cidade, é perceptível essa força. Entretanto, como gestores públicos, temos que olhar muito a expansão do município, a captação de água, os eixos de mobilidade, a necessidade de fazer outras conexões para não podermos ter, a médio e longo prazo, uma cidade distorcida. E Ponta Grossa, por questões geográficas, pelo bom ambiente de geração de emprego, pela mão de obra qualificada, se consolidará ainda mais como esse polo importante, não do Paraná, mas do Brasil.

aRede/JM: Estamos a praticamente um ano da campanha e das eleições, mas o governo ainda tem muito o que fazer. Quais os principais projetos e programas que você ainda possui a meta de colocar em prática?
Guto Silva: Têm dois projetos que vou dar spoiler aqui. Um deles, temos uma parceria estratégica com a Google. O Paraná é referência em inteligência artificial com a Google. Estarei agora em novembro em Washington apresentando essa parceria. E na Secretaria das Cidades, teremos agora mecanismos de inteligência nos semáforos integrado aos sistemas. Então, a ideia é poder colocar isso nas grandes cidades do Paraná. Ponta Grossa será contemplada para o cidadão ter menos tempo no seu deslocamento. No seu tempo de viagem. Uma pessoa que demora 30 minutos para chegar e 30 minutos para ir embora, perde uma hora de vida dentro do transporte coletivo ou em um veículo. A gente quer mudar essa realidade encurtando esse tempo e obviamente trazendo toda essa inteligência artificial com Waze, Google Maps, para integrar os sistemas dos municípios. E um grande programa que lançaremos agora em setembro é o ‘Olho Vivo’. É um programa que a cidade já tem experiência que é a muralha digital, com as câmeras de reconhecimento facial e leitura de placa. Vamos adquirir 20 mil câmeras para poder instalar em todos os municípios do estado com uma dinâmica nova. Com o uso de inteligência artificial, esses sistemas praticamente estão autônomos. Você acaba vigiando, buscando possibilidades de fazer investigação, inquérito, com muita precisão. Queremos nossos filhos, nossas famílias, indo e vindo, transitando pelas ruas em segurança, sem compartilhar essa via com o bandido. É por isso que esse ‘Olho Vivo’ será uma revolução com muita inteligência artificial aplicada a sistemas que já aciona prontamente a Polícia Militar. Assim, conseguimos deixar o nosso querido Estado do Paraná cada vez mais seguro.
Confira mais notícias sobre o secretário Guto Silva (PSD) no Portal aRede clicando aqui.