Concurso Ibama: resultados das provas são divulgados
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no dia 6 de abril, destinadas a cargos de analista ambiental e analista administrativo
Publicado: 07/05/2025, 11:02

O Cebraspe divulgou os resultados do concurso Ibama, cujas provas foram aplicadas no dia 6 de abril, para os cargos de analista ambiental e analista administrativo.
As notas foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 7 de maio, conforme previsto no cronograma. Os candidatos já podem consultar a nota final da prova objetiva e o resultado preliminar da discursiva. Clique aqui e confira.
Quem não concordar com o resultado da prova discursiva poderá entrar com pedido de recurso por meio do site do Cebraspe, organizador do concurso. O prazo para envio das contestações será das 10h desta quinta-feira, 8 de maio, até as 18h da sexta-feira, dia 9.
Vale lembrar que apenas os candidatos aprovados na prova objetiva e classificados dentro dos limites previstos no item 9.7 do edital tiveram a prova discursiva corrigida.
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO - As provas do concurso Ibama foram realizadas no modelo tradicional do Cebraspe, com 120 itens no estilo "certo" ou "errado". A pontuação da prova objetiva era distribuída da seguinte forma: 1 ponto, caso a resposta esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
- 1 ponto negativo, caso a resposta esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; e
- 0 ponto, caso não houvesse marcação ou em caso de marcação dupla (C e E).
Conforme o edital do concurso, foi reprovado nas provas objetivas o candidato que se enquadrou em pelo menos um dos itens a seguir: nota inferior a dez pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
- Nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos; ou
- Nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Para cada carreira foi corrigida a prova discursiva dos candidatos mais bem classificados nas objetivas, até os quantitativos por cargo/tema/localidade determinados no edital. A prova discursiva tinha 20 pontos no total. Foi aprovado quem alcançasse nota maior ou igual a dez pontos.
Confira a matéria completa no Folha Dirigida.