ONG inaugura espaço para aulas de tênis de mesa inclusivo em PG
Aulas serão ofertadas de forma gratuita; espaço ainda contará com outros profissionais, como psicólogo e fisioterapeuta
Publicado: 22/10/2024, 11:13
Ponta Grossa terá um espaço para a prática de tênis de mesa como ferramenta inclusiva. A ONG ‘Além da Mesa’ será inaugurada nesta terça-feira (22), às 18h30, na região central.
A iniciativa foi idealizada pelo professor de Educação Física, Fabiano Gioppo, que também já foi campeão brasileiro e paranaense da modalidade várias vezes. O atleta também atua no Departamento de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esportes (SMESP).
A proposta da ONG é tornar o tênis de mesa um esporte inclusivo a partir da oferta de aulas gratuitas para pessoas que fazem parte do espectro autista ou que possuem algum tipo de deficiência visual, física ou intelectual.
Gioppo conta que a ideia surgiu depois de descobrir que um ex-aluno estava com Parkinson, doença neurológica que compromete os movimentos. O atleta lembra que a prática do tênis de mesa contribui para o raciocínio, movimentação, coordenação motora e deslocamento.
Durante um ano, o professor ofereceu aulas em um colégio particular de Ponta Grossa, além de ter treinado alunos com Síndrome de Down e surdez. Agora, Gioppo vai inaugurar uma sede própria para a ONG.
O espaço ainda contará com outros profissionais, como psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e fisioterapeuta. O atendimento no local ainda será estendido aos pais ou responsáveis para permitir que as famílias também tenham qualidade de vida, explica Gioppo.
A ONG ‘Além da Mesa’ ficara na rua Benjamin Constant, 787, no Centro de Ponta Grossa. A inauguração do espaço acontece às 18h30.