Lenda do MMA, José Aldo anuncia aposentadoria após derrota no UFC 315
Brasileiro foi derrotado para o canadense Aiemann Zahabi nesse sábado (10) e anunciou a decisão ao final da luta
Publicado: 11/05/2025, 12:23

O octógono do UFC testemunhou, na noite desse sábado (10), o adeus de um dos maiores nomes da história do MMA. José Aldo, ex-campeão peso-pena e ícone brasileiro no esporte, anunciou sua aposentadoria definitiva após ser derrotado por decisão unânime para o canadense Aiemann Zahabi, no UFC 315, realizado em Montreal, no Canadá.
Aldo, de 38 anos, encerra sua vitoriosa carreira com um cartel de 32 vitórias e nove derrotas. O manauara foi o primeiro campeão peso-pena do UFC e o lutador que mais vezes defendeu o cinturão da categoria de forma consecutiva: sete defesas bem-sucedidas, consolidando seu nome entre os maiores de todos os tempos do esporte.
Após o combate, ainda no octógono, José Aldo fez um pronunciamento emocionado que confirmou o fim de sua trajetória como lutador profissional.
“Dana, obrigado por tudo. Shelby, Fertita, todo mundo do UFC, só tenho que agradecer todo mundo, mas a semana foi difícil para caraca. Não no negócio de peso, mas eu estava brigando com a minha mente para tentar ser o campeão novamente. É hora de parar, tenho que aproveitar minha família, meus filhos, não quero mais”, declarou o ex-campeão, visivelmente comovido.
DECISÃO - O brasileiro revelou que a decisão de pendurar as luvas amadureceu durante o processo de corte de peso, comum nas semanas que antecedem as lutas. Aldo relatou um momento de reflexão que o fez perceber que sua relação com o esporte havia chegado ao fim.
“Quando eu estava batendo o peso, alguma coisa no meu coração falou que eu não precisava bater o peso mais. Eu larguei. Se tivesse luta ia ter, se não tivesse eu não queria lutar mais. Então acho que é a última vez que vão me ver isso aqui dentro. Isso não faz parte mais da minha vida”, completou.
Confira a matéria completa na CNN.