Fluminense segura bola aérea do Al Hilal é o 1º semifinalista do Mundial de Clubes | aRede
PUBLICIDADE

Fluminense segura bola aérea do Al Hilal é o 1º semifinalista do Mundial de Clubes

Time brasileiro sobrevive à pressão saudita nos minutos finais e enfrentará Palmeiras ou Chelsea por vaga na decisão

Hércules e Samuel Xavier foram os protagonistas do gol da virada do Fluminense
Hércules e Samuel Xavier foram os protagonistas do gol da virada do Fluminense -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Fluminense FC é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes da FIFA 2025™.

Em uma partida tensa, em que esteve duas vezes à frente do marcador e sofreu com uma pesada pressão nos minutos finais, a equipe brasileira derrotou o Al Hilal por 2 a 1 e obteve a classificação para a última semana do torneio nos EUA.

O time dirigido por Renato Gaúcho descobrirá ainda nesta sexta-feira (4) quem será seu adversário na disputa por vaga na final: SE Palmeiras ou Chelsea, que se enfrentam a partir das 22h (de Brasília), na Filadélfia.

Martinelli marcou um golaço ainda no primeiro tempo
Martinelli marcou um golaço ainda no primeiro tempo |  Foto: Divulgação/FIFA.

O JOGO - As emoções em Orlando começaram antes mesmo do pontapé inicial. Os jogadores de Fluminense e Al Hilal prestaram uma homenagem póstuma ao atacante português Diogo Jota (Liverpool), que morreu na última quinta em decorrência de um acidente de carro. João Cancelo e Rúben Neves, atletas da equipe saudita que eram seus companheiros de seleção, foram às lágrimas durante o minuto de silêncio.

O primeiro tempo foi bastante cauteloso e estudado, com poucas chances de gol. A primeira finalização realmente perigosa do Tricolor das Laranjeiras já parou dentro das redes. Aos 40 min, João Cancelo falhou ao tentar cortar uma bola na linha de fundo, Germán Cano ficou com ela e deu um passe perfeito para Martinelli bater com precisão.

O Al Hilal também quase fez já no primeiro ataque mais promissor, mas Fábio foi buscar no cantinho uma pancada de cabeça dada por Kalidou Koulibaly. Só que aí já ficou a dica: a jogada aérea do zagueiro senegalês era uma das principais mais ofensivas dos sauditas.

Fábio fez defesas milagrosas para garantir o resultado positivo para o Fluzão
Fábio fez defesas milagrosas para garantir o resultado positivo para o Fluzão |  Foto: Divulgação/FIFA.

Foi justamente assim que eles conseguiram o empate. No começo da etapa final, após cobrança de escanteio, Koulibaly cabeceou sozinho. A bola parou no meio das pernas de Marcos Leonardo, que ajeitou o corpo e tocou para dentro do gol.

Depois do sufoco que levou ao empate do Al Hilal, o Fluminense se reajustou na partida e parou de sofrer tanto. Pelo contrário: voltou ao campo de ataque. Germán Cano teve uma ótima chance sozinho na frente de Yassine Bounou, mas foi desarmado pelo goleiro.

E Hércules, quando teve a sua oportunidade, não desperdiçou. O meio-campista roubou a bola já na intemerdiária área e tentou um chute de longe. A bola rebateu na defesa e subiu. Samuel Xavier ganhou por cima e cabeceou já ajeitando para o autor do gol da vitória entrar na área e finalizar com precisão.

Nos minutos finais, o Al Hilal partiu para o abafa. Apelando para um cruzamento atrás do outro, acumulou escanteios e bolas rebatidas e rebatidas dentro da área, levando o torcedor do Fluminense a altos níveis de tensão, só encerrados quando o apito final soou em Orlando.

Hércules fazendo o movimento do chute ao gol
Hércules fazendo o movimento do chute ao gol |  Foto: Divulgação/FIFA.

ESTATÍSTICAS E CURIOSIDADES - Marcos Leonardo marcou pela terceira partida consecutiva, igualando feito do argentino Ángel di María, do SL Benfica.

Hércules, que só tinha feito um gol nas primeiras 30 partidas pelo Fluminense, agora tem duas partidas seguidas balançando as redes e sendo decisivo, já que foi dele o segundo tento do 2 a 0 sobre a FC Inter de Milão, nas oitavas de final.

O QUE ELES DISSERAM - "É algo para ter orgulho. Tenho certeza que nosso torcedor está orgulhoso na arquibancada, no Brasil, no mundo todo. A gente tem um sonho muito perto e vamos continuar sonhando. Foi um jogo histórico hoje." Jhon Arias, jogador do Fluminense.

"Sabia que o jogo será muito difícil, bastante pegado, muito quente. Armei o time do mesmo jeito que enfrentamos a Inter. Controlamos o jogo, sofremos o gol de empate, mas valeu a atitude e a entrega dos jogadores para passarmos desta fase." Renato Gaúcho, técico do Fluminense.

Reato Gaúcho será o único técnico brasileiro na semifinal do Mundial de Clubes
Reato Gaúcho será o único técnico brasileiro na semifinal do Mundial de Clubes |  Foto: Divulgação/FIFA.

ESCALAÇÕES OFICIAIS

- Fluminense: Fábio; Ignácio, Thiago Silva (c) e Juan Freytes; Samuel Xavier (Guga), Nonato (Lima), Facundo Bernal (Thiago Santos), Martinelli (Hércules) e Gabriel Fuentes; Jhon Arias e Germán Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho.

- Al Hilal: Yassine Bounou; Kalidou Koulibaly, Rúben Neves e Renan Lodi; João Cancelo (Hamad Alyami), Nasser Al-Dawsari (Kaio César), Sergej Milinkovic-Savic, Mohamed Kanno (c) (Abderrazak Hamdallah) e Moteb Alharbi (Ali Albulayhi); Malcom (Musab Aljuwayr) e Marcos Leonardo. Técnico: Simone Inzaghi.

Com informações de: Fifa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right