Alex projeta acesso à Série A e garante raça no Operário: 'Cada jogo é um caos'
O treinador concedeu uma entrevista ao Portal aRede na tarde desta terça-feira (5)
Publicado: 05/08/2025, 17:57

Alex de Souza foi anunciado pelo Operário Ferroviário no dia 16 de junho de 2025, após uma derrota para o Athletic-MG por 2 a1 fora de casa. Após apresentação, Alex estreou com vitória no comando do Fantasma, com o placar de 2 a 0 no Germano Krüger, em cima do Novorizontino.
Com a continuação da Série B do Campeonato Brasileiro, Alex soma três vitórias, três empates e duas derrotas na beira do gramado, comandando o Operário. Atualmente, o Fantasma está a cinco jogos sem perder na competição e já soma 26 pontos na tabela de classificação, dormindo na 10ª colocação, empatado com o Athletico Paranaense, porém com um saldo positivo de dois gols a mais que o rival.
Em entrevista exclusiva nos estúdios do Portal aRede, Alex diz manter o sonho do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. "Enquanto matematicamente há chances claras do acesso, a gente deve trabalhar dia a dia para conseguir as vitórias dentro e fora de casa. Acredito que há clubes pensando na realidade de permanecer na divisão ou na briga para não cair para a Série C, mas isso não é o nosso caso", respondeu Alex.
Sobre a última vitória contra o Criciúma por 1 a 0, com um gol aos 44' do segundo tempo, o técnico do Operário responde que todos os jogadores são treinados a correr por 120 minutos se precisar, e se a vitória saiu, foi porque eles acreditaram até o final. "Demos uma sorte enorme, o chute sai fraco e iria fácil na mão do goleiro. No meio do caminho, houve um desvio feliz para ganharmos o jogo. Meu discurso é sobre ser um time competitivo, tanto no jogo quanto nos treinamentos, no dia a dia, para os atletas irem com isso na cabeça para os jogos", declarou o treinador.
Ainda respondendo sobre a Série B, Alex declarou que cada jogo deve ser interpretado como um 'caos', e que o Operário deve estar preparado para o caos que as partidas oferecem. "Não é sempre que teremos um jogo mais tranquilo e dominado, terão jogos que vamos proteger o resultado que temos ou que nada dará certo. O jogo é um caos, e devemos estar preparados para isso. Dependendo da viagem, preparamos o melhor para todos os atletas conseguirem chegar 100% fisicamente e representar o Operário dentro de campo", terminou Alex.
O próximo jogo do Operário está marcado para o próximo sábado (9), às 18h30, contra o Goiás no Hailé Pinheiro, em Goiânia. O Esmeraldino é o líder da competição com 38 pontos. Caso vença, o Fantasma pode chegar à 8ª posição da tabela de classificação.
ALEX DE SOUZA - Revelado pelo Coritiba em 1995, o então meia-atacante logo trocou O Alto da Glória pelos grandes centros. No Palmeiras (1997-2000), empilhou taças de peso: Copa do Brasil e Libertadores. Três anos depois, comandou o Cruzeiro na histórica Tríplice Coroa de 2003, feito que o eternizou também na Toca da Raposa. Alex se aposentou em 2014, com as cores do Coritiba.
Encerrada a carreira de jogador, Alex iniciou sua trajetória de técnico em 2021, à frente do sub-20 do São Paulo. Com o time de Cotia, chegou à decisão do Brasileiro da categoria, mas ficou com o vice diante do Internacional. Promovido ao profissional em 2022, aceitou o convite do Avaí; a experiência na Série B terminou seis meses depois, após sequência negativa de resultados.
Após uma pausa, o ex-camisa 10 voltou ao mercado internacional. Em maio de 2024 assumiu o Antalyaspor, da Turquia. Permaneceu até janeiro de 2025: foram 21 partidas, com oito vitórias, quatro empates e nove derrotas — números que encerraram sua passagem, mas mantiveram o treinador no radar de clubes em busca de um modelo de posse de bola e linhas adiantadas.
Agora, o treinador segue no Operário Ferroviário com o objetivo claro de buscar o acesso para a Série A do Brasileirão, mantendo a boa fase dentro e fora de casa.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.