Ponta Grossa oferta alternativas turísticas para o Carnaval | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa oferta alternativas turísticas para o Carnaval

O Paraná possui inúmeras belezas naturais garantindo opções alternativas para curtir o feriado

Aves começaram a retornar a região em 2008.
Aves começaram a retornar a região em 2008. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Carnaval é uma das datas comemorativas mais animadas do Brasil. Neste ano, acontece na primeira quinzena de fevereiro. Mas, há quem quer fugir do movimento e está em busca de ter um período longe das festas, com atividades diferentes. Em 2023, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o período da festa popular movimentou mais de R$ 8 bilhões no País.

E para quem está à procura de um período mais tranquilo, o Paraná conta com opções de diferentes segmentos, como: gastronomia, cultura, saúde e beleza, tecnologia e inovação, ecoturismo e no meio rural. Elas estão disponíveis no Experiências Turísticas do Paraná, portal que reúne 163 opções de turismo disponíveis em 54 municípios.

A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, aponta que as datas comemorativas costumam movimentar o turismo, com o aumento de consumo de atividades de lazer e deslocamento das pessoas.

“Na busca para se diferenciar no mercado, quem empreende pode investir em diferentes motivações, organizar visitas e contar histórias, criando novas experiências para o seu cliente e também para alcançar um novo público. Baseado nisso, fizemos jornadas de capacitação e as melhores experiências foram para o portal, que está preparado com informações para auxiliar o turista”, explica.

GALERIA DE FOTOS

  • Turistas podem contemplar o entardecer do alto da furna.
    Turistas podem contemplar o entardecer do alto da furna.
  • O Curitigame é um passeio interativo em Curitiba.
    O Curitigame é um passeio interativo em Curitiba.
  • Aves começaram a retornar a região em 2008.
    Aves começaram a retornar a região em 2008.
 

OPÇÕES

Quem gosta do contato com a natureza pode optar pela experiência turística “Imersão com Yoga na Furna Grande”, oferecida pelo Refúgio das Curucacas, operadora de turismo Cadastur, especializada em ecoturismo e turismo de aventura, na região de Itaiacoca, em Ponta Grossa.

Realizada na Furna Grande, maior furna de arenito do Brasil, a prática de yoga acontece em seu interior, a 72 metros abaixo da superfície, sendo que o local é abrigado do vento, sol e chuva. A atividade contempla posturas físicas, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação.

A experiência, conforme o diretor do Refúgio das Curucacas, Guilherme Forbeck, é realizada de acordo com os princípios que norteiam o turismo de bem-estar, possibilitando ao participante sentir texturas, temperaturas, diferenças de umidade e vegetação. Após a prática da yoga, os participantes contemplam ao entardecer no alto da furna.

“O turista tem a opção de fazer ou não o piquenique ao entardecer. A imersão com yoga é voltada para pessoas que gostam da experiência autêntica junto à natureza, de bem-estar, silêncio e diferentes sentidos”, explica.

No litoral do Paraná, uma opção presente, desde o final de 2023, como novo destino turístico de experiência é a "Revoada dos Guarás", em Guaratuba.

Fabiano da Silva é membro do Instituto Guaju, organização não governamental responsável pela iniciativa e que realiza passeios de barcos com guia pela Baía de Guaratuba.

"Além do trabalho de pesquisa, promovemos a importância de se transformar a ave guará num produto turístico. O nome de Guaratuba vem exatamente dessa junção das palavras, 'muitos guarás'. Em 252 anos de fundação, passamos 80 anos com a espécie em extinção até que eles começaram a retornar em 2008. Também apresentamos conhecimentos sobre os sambaquis, as populações caiçaras, temos uma riqueza ambiental e cultural enorme no nosso litoral", convida.

Perfeito para quem pretende ficar em Curitiba neste Carnaval ou para aqueles que vão passar a “Folia” na Capital, o Curitigame é um tour presencial e interativo. A atração é um jogo para “turistar” por Curitiba em família, que oferece uma experiência educativa e divertida de cerca de duas a três horas. Nele, os participantes são convidados a explorar a cidade a pé, em um formato de caça ao tesouro, onde a tecnologia se torna uma aliada na descoberta dos encantos da cidade.

De acordo com Paula Patrícia Torres Teixeira, sócia da Vivenciar Turismo, empresa que criou o Curitigame, a atração incentiva os participantes a vivenciar Curitiba de uma forma diferente. O passeio, segundo ela, é uma celebração da história e da cultura locais, permitindo que as famílias criem memórias afetivas duradouras com a cidade e entre si.

“No percurso, será possível vivenciar por meio dos cinco sentidos; brincadeiras em um grande centro metropolitano sem perder a magia das histórias”, detalha Paula.

A atividade é acessível a todos que estão aptos para pequenas caminhadas, tornando o Curitigame uma experiência inclusiva e envolvente.

Com informações das assessorias. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE