MUPA reúne grandes nomes do esporte para conversar com o público | aRede
PUBLICIDADE

MUPA reúne grandes nomes do esporte para conversar com o público

Iniciativa faz parte do Programa Público do MUPA, uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto

O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e os jogadores de basquete Janeth Arcain e Rolando Ferreira participarão.
O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e os jogadores de basquete Janeth Arcain e Rolando Ferreira participarão. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em iniciativa inédita, o Museu Paranaense (MUPA) receberá grandes nomes do esporte brasileiro para uma mesa de conversa com o público. O evento é gratuito e acontece na próxima quarta-feira (3), às 19h, e não é necessário fazer inscrição. O encontro vai ampliar e aprofundar o tema do Programa Público “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, projeto experimental e bienal do museu que neste ano acontece entre os meses de maio e agosto. 

A mesa “Trajetórias e experiências do corpo no esporte” terá a presença de três ex-atletas profissionais: o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e os jogadores de basquete Janeth Arcain e Rolando Ferreira. Com carreiras marcantes, os atletas colecionam premiações representando o Brasil em olimpíadas e campeonatos mundiais. Suas trajetórias dentro e fora do esporte são o foco da conversa, conectando preparação e prática esportiva com seus desdobramentos na alimentação, psicologia e solidariedade.

O Programa Público é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar. A ideia é que o público possa experimentar, aprender, conhecer e sentir de forma ampla o que é apresentado, a fim de enriquecer sua vivência intelectual, emocional e cultural, não apenas em escala pessoal, mas de experimentação coletiva.

Em 2024, na sua segunda edição, o Programa Público tem como tema “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, e convida os visitantes a refletirem sobre as linguagens transversais do corpo.

CONVIDADOS – Vanderlei Cordeiro de Lima nasceu em 1969, no Interior do Paraná. É o sétimo filho de uma família de origem humilde. Quando criança, trabalhou como boia-fria e foi correndo pelas lavouras que descobriu sua aptidão para o esporte. Atleta profissional de 1992 a 2008, ele representou o Brasil em três Jogos Olímpicos, três Jogos Pan-Americanos e alguns campeonatos mundiais, sempre na prova da maratona.

Em Atenas (2004), realizou seu maior sonho: uma medalha olímpica. Também recebeu a medalha Pierre de Coubertin, por mérito do seu comportamento durante a disputa. Em 2016, teve o privilégio de acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Dois anos depois, foi convidado a integrar a primeira turma de atletas do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro. Desde que encerrou a sua carreira no esporte, Vanderlei se dedica à realização de outro sonho: o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima.

Janeth Arcain é ex-atleta profissional de basquete. Foi a primeira brasileira a atuar na Women's National Basketball Association (WNBA), participando de oito temporadas, e tornou-se tetracampeã consecutiva – a única a realizar tal feito. Na carreira, colecionou títulos, entre eles campeã mundial em 1994, medalha de prata nas olimpíadas de Atlanta em 1996 e bronze em Sydney 2000.

É a atleta brasileira que mais possui títulos do basquete. De 1998 a 2007, Janeth foi capitã da Seleção Brasileira e principal jogadora de basquete do país. Em 2015, passou a integrar o Hall da Fama do Basquete e em 2019 Hall da Fama da FIBA. Ainda como jogadora, fundou em 2002, no Estado de São Paulo, o Instituto Janeth Arcain, promovendo democratização de acesso ao esporte de qualidade com foco no exercício da cidadania.

Rolando Ferreira também é ex-atleta profissional de basquete. Fez parte da Seleção Brasileira por 14 anos, participando de dois jogos olímpicos (Barcelona e Seul), três campeonatos mundiais (Espanha, Argentina e Canadá), três pan-americanos (Indianápolis, Havana e Mar Del Plata), sendo campeão em Indianápolis, maior título do basquete brasileiro dos últimos 50 anos. Carregou a tocha olímpica no Pan-americano de 2007 e Jogos Olímpicos 2016, ambos no Brasil.

Foi o primeiro brasileiro a jogar na NBA (liga profissional norte-americana) pelo Portland Trail Blazers. Com formação em Educação Física, atuou em diversas organizações esportivas e no segmento de educação, atuando como técnico, gestor e professor universitário.

Com informações: Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE