Pianista Arthur Moreira Lima morre aos 84 anos em SC
Reconhecido como um dos maiores pianistas do Brasil, Moreira Lima estava internado há cerca de um mês, devido a um câncer no intestino. Ele morreu no hospital
Publicado: 30/10/2024, 22:02
O pianista Arthur Moreira Lima morreu, no início da noite desta quarta-feira (30), em Florianópolis, aos 84 anos. Ele estava internado há cerca de um mês em um hospital da capital catarinense, por um câncer de intestino. A informação foi revelada por familiares do músico.
Arthur Moreira Lima teve uma vida dedicada há mais de 70 ao piano, sendo reconhecido como um dos maiores pianistas da história do país. Nascido no Rio de Janeiro, ele se mudou há mais de 30 anos para Florianópolis
Com mais de 60 discos gravados, o pianista tocou com as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia e com as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, a BBC de Londres e a National da França.
Uma das suas últimas aparições foi em setembro deste ano, em uma cerimônia que participou de maneira virtual na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Na ocasião, Moreira Lima foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela UFRJ por sua excelência artística e papel na popularização da arte.
NOTA DE PESAR - O IPB (Instituto Piano Brasileiro), que atua na divulgação e conservação das tradições do piano no país, manifestou pesar pela morte de Moreira Lima. “Nossos agradecimentos a esse gigante incomparável, por tudo que fez pela cultura brasileira e pianística. Que seu nome seja sempre reconhecido entre os heróis brasileiros”, comunicou o IPB.
Ainda não há mais informações sobre o sepultamento.
Com informações do portal ND Mais