4º Festival de Teatro Prosiá movimenta PG no mês de julho
Evento reúne produções locais e de outros estados em seis dias de apresentações
Publicado: 01/07/2025, 16:17

De 20 a 26 de julho, a cidade de Ponta Grossa recebe a quarta edição do Festival de Teatro Prosiá, iniciativa que já se consolidou como um dos principais eventos de fomento às artes cênicas no Paraná. Gratuito e acessível, o Festival reúne companhias e artistas independentes do estado e de outras regiões do Brasil, com espetáculos, cenas curtas e oficinas formativas abertas ao público.
Organizado pelo Coletivo Cacareco, o Festival será dividido em três mostras principais. A Mostra de Estreias vai apresentar novos espetáculos criados especialmente para o evento por grupos locais de Ponta Grossa. Já a Mostra de Espetáculos Já Estreados trará ao público peças consagradas de companhias de diversas cidades, como Curitiba, São Paulo, Londrina e outras. E a Mostra Competitiva de Cenas Curtas reunirá 12 cenas com até 10 minutos de duração, selecionadas entre artistas do Paraná e São Paulo, valorizando diferentes estilos e linguagens teatrais. Os espetáculos ocorrerão em diferentes locais da cidade, sempre com entrada gratuita.
Entre os destaques da programação estão os espetáculos “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Fubá – uma receita para o tempo”, além de produções locais como “Os Dois Perdidos” e “Maria Minhoca”. As cenas curtas abordam temas diversos e vêm de cidades de São Paulo e Curitiba, além de produções ponta-grossenses também inscritas.
“Nosso objetivo é garantir que o teatro chegue ao maior número de pessoas, de forma democrática, gratuita e descentralizada. A programação foi pensada com muito carinho para que o público possa experimentar diferentes estéticas, linguagens e propostas cênicas”, destaca Renan Sota, produtor e diretor do Festival.
“O Prosiá não é só um Festival de apresentações, ele é um espaço de formação, de troca e de fortalecimento das artes cênicas na cidade. É também uma forma de reconhecer o trabalho dos grupos locais e incentivar novas produções. Por isso investimos em estreias, oficinas e ações de acessibilidade”, explica Bya Paixão, também diretora do Coletivo Cacareco e produtora do evento.
A Mostra Competitiva de Cenas Curtas contará com um júri técnico formado por três profissionais com ampla experiência nas artes cênicas. Serão premiadas categorias como Melhor Cena, Melhor Concepção, Melhor Atuação, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Texto, Melhor Maquiagem e Melhor Adaptação.
O nome “Prosiá” faz referência à tradição popular de “prosiar”, ou seja, conversar, trocar ideias e histórias. É justamente esse espírito de encontro, escuta e partilha que guia o Festival desde sua criação, promovendo um ambiente onde artistas, públicos e territórios se conectam por meio do teatro. A realização deste projeto tem o apoio do Governo do Estado do Paraná através da Secretaria de Estado da Cultura com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura - Governo Federal.
Com informações de assessoria de imprensa