PG terá primeira visita guiada sobre a vida de Faris Michaele
A iniciativa levará um grupo para percorrer ruas e lugares que foram cenários da vida de Faris
Publicado: 02/09/2025, 17:06

Em uma iniciativa inédita na cidade o Centro Cultural organiza uma visita mediada pelas ruas centrais de Ponta Grossa relembrando a figura ímpar do grande intelectual que aqui viveu: Faris Antonio Salomão Michaele. A iniciativa começa amanhã (3), a partir das 15h, com concentração na Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke, na rua XV de Novembro, n° 512.
Notavelmente a cidade de Ponta Grossa teve várias personalidades intelectuais no século XX, que construíram a fama da cidade como um centro de grande cultura. Entre tantos se destaca Faris Michaele que alcançou renome internacional com suas obras e vasto conhecimento acadêmico. Detentor de um intelecto superior, falava várias línguas e mantinha intercâmbio com intelectuais de vários países.
A proposta é de levarmos um grupo de participantes a percorrer as ruas e lugares que foram cenários da vida de Faris. Além disso, teremos a participação de pessoas que o conheceram e que darão contribuições valiosas sobre a vida dele.
O início será na Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke, detentora da obra completa de Faris, onde os participantes poderão conhecer mais sobre essa figura de destaque da nossa história. A partir dela será percorrido um roteiro pré-estabelecido onde, em alguns pontos, serão feitas paradas estratégicas para contar a sua trajetória de vida e também destacar muitos fatos pitorescos. Será um percurso pequeno, com uma duração de mais ou menos 40 min. e cujo término será na Praça Faris Michaele, ao lado do Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa, com a cerimônia de entrega da restauração da placa comemorativa do centenário de Faris, instalada no ano de 2011.

A inciativa dessa ação é do Centro Cultural Prof. Faris Michaele, em parceria com a Academia de Letras dos Campos Gerais. A atividade integra a Semana Faris Michaele 2025, desenvolvida pela gestão de Douglas Passoni de Oliveira, de 1 a 6 de setembro, conforme lei municipal. A organização do roteiro mediado é do engenheiro urbanista Carlos Mendes Fontes Neto, que desenvolveu um circuito que contempla as principais fases e ações da vida de Faris Michaele.
Uma visita guiada é uma experiência em que um guia leva um grupo de pessoas por um local, proporcionando uma imersão mais completa e enriquecedora sobre fatos ou personalidades históricas em relação aos locais percorridos. Uma visita mediada vai mais além. O guia passa a interagir como mediador entre os participantes e os locais visitados, estimulando a observação atenta, incentivando a reflexão e principalmente, promovendo a troca de ideias e experiências entre os participantes.
Com informações de assessoria de imprensa