Ex-apresentadora do Mulheres e dupla de Claudete, Ione Borges morre aos 73 anos | aRede
PUBLICIDADE

Ex-apresentadora do Mulheres e dupla de Claudete, Ione Borges morre aos 73 anos

Ela ficou marcada principalmente pela parceria com Claudete Troiano no Mulheres, da TV Gazeta

Ione Borges no aniversário de 40 anos do programa Mulheres; apresentadora morreu aos 73 anos
Ione Borges no aniversário de 40 anos do programa Mulheres; apresentadora morreu aos 73 anos -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma das pioneiras na apresentação de programas femininos na TV brasileira, Ione Borges morreu aos 73 anos. Ela ficou marcada principalmente pela parceria com Claudete Troiano no Mulheres, da TV Gazeta. Segundo a Fundação Cásper Líbero, mantenedora da emissora, a causa da morte foi insuficiência respiratória.

Segundo pessoas próximas, a comunicadora estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com problemas no pulmão. Ela era fumante há muitos anos.

Claudete foi quem confirmou a perda da colega em homenagem publicada no Instagram nesta segunda (24). "Juntas, na televisão, construímos uma história que atravessou gerações e marcou a vida de tantas pessoas. Dividimos risos, emoções, aprendizados e, acima de tudo, vivemos momentos de verdadeira felicidade", escreveu na legenda.

"Hoje me despeço com o coração apertado, mas cheio de gratidão. Obrigada, minha linda e eterna parceirinha. Você segue viva na minha memória, no meu carinho e na história da nossa comunicação", completou a comunicadora.

Ione começou a trabalhar muito cedo, aos 12 anos, participando de programas infantis da Record. Em 1969, virou garota-propaganda do Mappin, posição que ocupou durante dez anos.

Antes de virar apresentadora, foi modelo, empresária da moda e atriz. Ela atuou em alguns filmes e participou da primeira versão de Meu Pedacinho de Chão (1972), na Globo. Chegou a ter uma grife de roupas, mas deixou o negócio de lado quando assumiu o vespertino da TV Gazeta.

Ione apresentou o Mulheres entre 1980 e 1999 --sendo os primeiros 17 anos ao lado da "parceirinha" Claudete Troiano. Ela também apresentou o talk show que levava seu nome no horário nobre, e os femininos Pra Você e Manhã Gazeta (2009-2012).

Em 2010, pediu demissão, alegando cansaço e necessidade de tempo para cuidar da saúde. A TV Gazeta não aceitou dispensá-la e a manteve empregada com contrato vitalício, mesmo afastada do vídeo.

Com exceção das vinhetas de fim de ano da emissora, Ione só apareceu no ar de novo em 2014. Na época, ela cobriu as férias de Ronnie Von durante duas semanas no programa Todo Seu (2004-2019). Em 2020, participou da edição especial de 40 anos do Mulheres ao lado de Claudete.

Nos últimos anos, Ione Borges vivia reclusa em casa. A despedida da apresentadora acontece no Funeral Velar Morumbi, em São Paulo, com velório das 16h às 20h.

NOTA DE PESAR - A Fundação Cásper Líbero, responsável pela TV Gazeta, lamentou a morte em nota. Ícone da televisão brasileira e rosto inconfundível da TV Gazeta por décadas, Ione construiu um legado de profissionalismo e pioneirismo no segmento feminino e de variedades", valorizou a instituição.

"Sua presença diária nos lares brasileiros marcou gerações, especialmente à frente do programa Mulheres, o qual comandou nas décadas de 1980 e 1990 formando uma dupla inesquecível ao lado de Claudete Troiano. Na emissora, sua casa por mais de 30 anos, Ione também brilhou em atrações como Pra Você, Manhã Gazeta e em seu programa semanal", recordou.

"Mais do que uma apresentadora, Ione foi uma companheira leal das tardes de milhares de brasileiros. Neste momento, a Fundação Cásper Líbero e a TV Gazeta manifestam sua profunda solidariedade e carinho aos familiares, amigos e fãs. Que sua luz e sua história permaneçam vivas na memória da televisão brasileira", encerrou a instituição.

Com informações de: Notícias da Tv.UOL.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right