Unimed PG investe em práticas ambientais sustentáveis | aRede
PUBLICIDADE

Unimed PG investe em práticas ambientais sustentáveis

Cooperativa aposta no consumo consciente e na destinação correta de resíduos em suas operações

Gerente de Marketing e Comunicação na Unimed Ponta Grossa, Sandri Anderson Gonçalves
Gerente de Marketing e Comunicação na Unimed Ponta Grossa, Sandri Anderson Gonçalves -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Muito mais que uma cooperativa voltada à saúde, a Unimed Ponta Grossa mantém a constante preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Para tanto investe continuamente em ações que impactam no consumo consciente e destinação correta de resíduos em suas operações. As boas práticas foram apresentadas no “Painel Digital: Sustentabilidade e Meio Ambiente”, desta quinta-feira (06), pelo gerente de Marketing e Comunicação na Unimed Ponta Grossa, Sandri Anderson Gonçalves, através do Portal aRede e Jornal da Manhã (JM).

Segundo Sandri, a sustentabilidade tem grande importância no dia a dia da Unimed. Através do programa Pense Verde a cooperativa trabalha também com pilares de redução do consumo, uso consciente dos recursos e destinação correta dos resíduos, além de incentivar os colaboradores, os médicos e os cooperados em relação às práticas sustentáveis no âmbito ambiental. “Como cooperativa sabemos da importância e da nossa responsabilidade com a comunidade e com a sociedade, então temos também esta preocupação com a preservação do meio ambiente”, fala.

Em relação aos resíduos, Sandri explica que só em 2023 foram geradas mais de 80 toneladas de resíduos através do Hospital Geral Unimed. “Estes resíduos precisam de destinação adequada”, frisa.

Em relação à operação interna – na área de plano de saúde – também é gerado resíduo, sendo o mais comum o cartão de PVC, que nada mais é que a carteirinha apresentada pelo beneficiário na solicitação de algum serviço. “O PVC é um material que demora aproximadamente 300 anos para se decompor no meio ambiente e, desde 2021, a Unimed tem um programa de reciclagem destes cartões. Foram mais de 10 mil cartões reciclados”, conta ao explicar que as carteirinhas são trituradas e transformadas em outros produtos, como em capa dura de bloco de anotações e agenda. “Damos a destinação correta a este material porque o cartão é 100% reciclado”, reforça.

A Unimed recolhe não somente a carteirinha Unimed, mas todo tipo de cartão à base PVC. Para tanto distribui coletores em algumas unidades Unimed e também em grandes clientes na cidade, justamente para que as pessoas possam destinar os cartões de banco, de academia, de farmácia, enfim qualquer cartão de PVC. “Paralelamente a esta ação, nós sempre estamos incentivando que os nossos clientes migrem para o cartão virtual, através do aplicativo Unimed, onde o acesso é muito mais prático.

Outro exemplo de destinação são as lonas utilizadas para comunicação visual nos eventos pela Unimed, as quais se transformam em bolsas e estojos. “Anualmente geramos em torno de 280 metros quadrados de lona, é um volume grande porque temos muitos eventos do Hospital, Geral Unimed, do laboratório e da própria Unimed Ponta Grossa, então estes materiais (lonas) são transformados em sacolas e estojo”, esclarece. A alça da sacola é proveniente da fita das medalhas da Meia Maratona Unimed que acabaram sobrando.

MENOS PAPEL – A Unimed também investe no uso consciente do papel, focada na redução no consumo. “Dentro de uma operadora de planos de saúde, de um hospital, de um laboratório, circulam muitos documentos internos da gestão ou propriamente aqueles que temos relação diretamente com os nossos clientes e beneficiários, então fazemos uma série de iniciativas no sentido de zerar ou diminuir a emissão de papel e estamos conseguindo isto automatizando processos, digitalizando”, diz ao explicar que os exames são disponibilizados os beneficiários fisicamente, mas também de forma online.

Unimed realiza blitz do lixo eletrônico

Outra ação realizada pela Unimed Ponta Grossa e que vem crescendo ano a ano é a blitz do lixo eletrônico. “Somos uma cooperativa com mais de mil colaboradores, então todos temos carregador de celular, uma impressora, uma caixa de som, um ventilador, temos uma série de itens que não costumamos descartar e acabamos por guardar em casa, então criamos este momento no ano para que os nossos colaboradores tragam estes itens para fazermos o descarte adequado numa empresa contratada”, explica o gerente de Marketing e Comunicação na Unimed Ponta Grossa, Sandri Anderson Gonçalves.

No ano passado foram recolhidos mais de 700 quilos desses equipamentos. “Este ano vamos repetir e quem sabe nos próximos anos possamos levar esta ação também para os nossos clientes”, fala.

Projeto “Vamos Ler” é disseminador de informação

Através do Projeto “Vamos Ler” do Portal aRede e Jornal da Manhã (JM) do qual a Unimed Ponta Grossa participa, a cooperativa trabalha a sustentabilidade. “Este é um projeto que nos orgulha muito de estar participando”, afirma o gerente de Marketing e Comunicação na Unimed Ponta Grossa, Sandri Anderson Gonçalves.

Ele explica que conteúdos como saúde e ambientais são trabalhados com os alunos. “Já trouxemos conteúdos falando sobre lixo, reciclagem, importância das árvores, o nosso dia a dia e das cidades, e também de uma maneira geral sobre preservação ambiental”, fala.

Sandri observa que o “Vamos Ler” alcança uma grande quantidade de crianças “e acabamos por perpetuar esta ideia necessária de preservação ambiental e justamente para as crianças, que são os cidadãos do futuro, que vão continuar tudo isto que estamos fazendo aqui, e eles são mais sensíveis às questões ambientais, as crianças, replicam aquilo que os pais fazem, a conduta que eles têm, a cultura que eles têm e aqui fazemos o inverso, fazemos com que as crianças levem para casa aquilo que ela aprendeu em sala de aula, então em  todas as aulas propomos também um desafio que é feito e aplicado pelos professores em sala de aula e sempre que possível propomos um desafio para as crianças levarem para casa e conversarem com os pais para que eles também sejam sensibilizados pelas questões ambientais”, fala.

Unimed fará distribuição de mudas de árvores

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado nessa quarta-feira, 05) a Unimed realizará uma ação nesta quinta (06) e sexta-feira (07) de distribuição de mudas de três espécies de árvores. Cerca de 600 mudas estarão à disposição da população. No ano passado, foram disponibilizadas 400 mudas de Manacá da Serra. “O cliente que for em alguma das nossas unidades, no Espaço Saúde Unimed ou no laboratório da Unidade Estrela pode pegar sua muda”, explica o gerente de Marketing e Comunicação na Unimed Ponta Grossa, Sandri Anderson Gonçalves.

GALERIA DE FOTOS

  • Unimed promove visitas ao Parque Vila Velha
    Unimed promove visitas ao Parque Vila Velha
  • Unimed realiza blitz do lixo eletrônico
    Unimed realiza blitz do lixo eletrônico
  • ao Parque Vila Velha
    ao Parque Vila Velha
  • Lonas são utilizadas na fabricação de sacolas
    Lonas são utilizadas na fabricação de sacolas
  

MARATONA – Desde 2021, a Unimed é patrocinadora do Parque de Vila Velha, sendo que com a parceria a Trilha dos Arenitos foi batizada pela cooperativa como Trilha dos Arenitos Unimed.

No parque, a cooperativa realiza alguns ventos como a Meia Maratona Unimed, que em sua terceira edição reuniu mais de duas mil pessoas. “Trazemos um público que vive o esporte, que também é uma prática que incentivamos, para o parque e nesta parceria também temos a possibilidade de levar alguns grupos para conhecer o parque e na próxima segunda-feira (17) levaremos um grupo de idosos para o passeio, iniciativa e ação em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Confira AQUI a entrevista com Sandri Anderson Gonçalves, gerente de Marketing e Comunicação na Unimed Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE