Alta tecnologia da Inova Blocos traz agilidade e economia às obras
Paredes termoacústicas prontas são inovadoras, construídas com a mais alta qualidade, trazendo inúmeros ganhos para as mais diversas obras na construção civil

Já está disponível em Ponta Grossa uma das últimas tecnologias na área da construção civil. Inaugurada em julho de 2025, a unidade da Inova Blocos, uma franquia que está expandindo em âmbito nacional, está ofertando em Ponta Grossa a inovação das paredes termoacústicas prontas, que estão revolucionando o método construtivo tradicional. Essas paredes, montadas com ‘encaixes’, são desenvolvidas com tecnologia avançada, proporcionando maior eficiência, economia e sustentabilidade para os empreendimentos de todo porte.
O franqueado da empresa em Ponta Grossa, Fabricio Borges, detalhou todos os diferenciais e as vantagens desse sistema construtivo em entrevista ao podcast Papo de Mercado, do Grupo aRede. Conforme ele detalhou, a tecnologia foi desenvolvida ao longo dos últimos anos, com apoio do Sebrae, a franquia foi lançada nacionalmente em 2024 e, no ano seguinte, chegou a Ponta Grossa, com o objetivo de disponibilizar todos os diferenciais dessa modalidade no mercado local.
“São paredes prontas. São blocos formados por duas placas cimentícias de microconcreto de alta resistência e o EPS no centro, que é o ‘isopor’. É um isopor de alta densidade, antichamas, específico para a construção civil”, resume o empresário. São blocos de diferentes espessuras, conforme a necessidade de cada projeto, que têm a dimensão de 1,04m por 0,54m. “Isso permite uma velocidade muito grande na obra. Uma parede com esse material chega a ser até cinco vezes mais rápida do que a alvenaria tradicional. Então, você tem muita agilidade”, completou Borges.
Além de substituir os tradicionais ‘tijolos’, os blocos, por serem revestidos com microconcreto, eliminam outros três processos: o chapisco, o emboço e o reboco. “Também você não precisa usar caixarias de madeira, dispensando todo aquele trabalho de carpintaria e trazendo agilidade. Na obra, também não tem desperdício, porque calculamos o quantitativo conforme a metragem quadrada da obra e não gera entulho”, diz ele.
A redução de custos durante a obra e posteriormente também é um diferencial. “Além de tudo isso, você pode ter uma obra também com economia, dependendo dos projetos concebidos desde o início, desde o projeto estrutural, você pode chegar a até 30% de redução de custos”, completa, acrescentando ainda o conforto técnico e a economia de energia devido à redução do uso de ar-condicionado.
Um caso que exemplifica toda essa agilidade é um projeto comercial realizado no final do ano passado em Ponta Grossa, construído em apenas um mês. “O cliente queria uma obra rápida e aí foi onde eles depararam com o método construtivo, entenderam a proposta e fizeram do ‘zero’. Em 30 dias, o projeto foi entregue, porque ele queria inaugurar bem no final do ano, na época de Natal”, informou.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram, no @inovablocospg, ou pelo telefone (42) 99144-7822.




















