Supermercados Tozetto avalia novos investimentos em PG
Rede supermercadista ponta-grossense é uma das empresas que mais gera empregos diretos no município, com 1,5 mil vagas
Publicado: 14/10/2024, 14:25
O Supermercados Tozetto é uma das grandes redes mercadistas que atua em Ponta Grossa. Tradicionalmente ponta-grossense, a rede possui cinco unidades na cidade e uma em Castro, sendo sua matriz a loja da Vila Estrela. Hoje, o Tozetto é uma das empresas que mais gera vagas de emprego no município, contando com 1,5 mil colaboradores, que sempre busca a inovação e que planeja novos investimentos no município – inclusive vislumbrando a oportunidade para um novo empreendimento.
Embora a empresa esteja completando 73 anos de fundação, criada em 1951, César Tozetto, diretor da rede, recorda que o histórico da família com o comércio local é mais antiga, de quase 100 anos. “A empresa começou com meu avô, em 1928, na avenida Vicente Machado, onde ele e o irmão dele montaram um armazém. Em 1932, meu avô veio para a Vila Estrela, e o irmão dele foi para Nova Rússia, e meu avô tocou até 1945. Por problemas de saúde, ele parou e retomou em 1951, junto com o meu pai e com os meus tios. E aí começou o contrato social do Tozetto & Companhia, que é a nossa empresa de hoje, que consideramos essa pessoa jurídica”, revelou César à revista PG Competitiva.
A matriz, na rua Amazonas, fundada como um Armazém de Secos Molhados, se tornou ‘supermercado’ em 1973, foi crescendo com o passar dos anos e o Tozetto se tornando mais conhecido. A primeira filial foi inaugurada há exatos 30 anos, em 1994, no Jardim Carvalho. As unidades seguintes (Oficinas, Uvaranas e Nova Rússia) foram inauguradas já nos anos 2000, entre 2003 e 2014. “O crescimento de uma empresa está relacionado à cidade, ao desenvolvimento da cidade, da região, do estado, do país; à confiança que os consumidores, os fornecedores, os funcionários têm nessa estrutura que você tem. Mas o que nos faz investir é gostar do que faz, continuar trabalhando. A gente gosta do que faz, gosta dos desafios e isso nos faz continuar investindo”, destaca o empresário ponta-grossense.
Para prestar o melhor atendimento aos clientes, César reforça que a rede sempre está investindo, se modernizando, para servir melhor o cliente, que está cada vez mais exigente “Estamos buscando, junto com a cidade, com o crescimento e o desenvolvimento da cidade, estar sempre oferecendo o que há de moderno, o que há de melhor dentro do possível para as pessoas da nossa cidade. Nesse momento, estamos nos estruturando internamente, em logística, em produção, buscando nos adequar ao consumidor que vem sempre mudando”, reforça Tozetto.
Um dos diferenciais do Tozetto, que mantém a empresa na preferência do ponta-grossense é priorizar produtos artesanais, frescos, com alta qualidade, que já têm o reconhecimento da população. “Os produtos de confeitaria nós optamos por fazer de maneira artesanal ou semi-artesanal. Nós buscamos esse rumo diferente, em fazer receitas caseiras, bolo de cenoura com a cenoura ralada e o brigadeiro feito na panela, com uma validade menor, e isso nos faz ter mais mão de obra, mais frescor, menos validade”, disse, reforçando também que o fornecimento de carnes ocorre por frigoríficos com alta qualidade e bastante rigor fitossanitário, com melhor sabor.
Aportes nas unidades locais são constantes
César Tozetto explica que a rede sempre busca trazer inovações e está de olho nas novidades do mercado, para oferecer o melhor aos consumidores. E isso para pela estrutura: em 2023 foi concluída uma revitalização e repaginação completa da unidade matriz, obras que agora estão na unidade do Jardim Carvalho e que seguirão para as outras unidades. Mas isso não é tudo:
"Estamos num projeto de desenvolvimento de uma padaria central também, muito provavelmente na Nova Rússia, e temos vários projetos para frente. O Tozetto está em várias regiões, Norte, Sul, Leste, Oeste, mas estamos buscando, também, sempre onde tem um bairro novo, uma oportunidade de um novo empreendimento (...). Estamos estudando, estamos animados, confiantes. Sempre acreditamos na cidade, continuamos acreditando: estamos buscando investir aqui e formar pessoas dentro da nossa cidade."
Parcerias locais duram décadas
Toda essa história com Ponta Grossa reflete em desenvolvimento para a cidade e para moradores do município. “Somos o maior arrecadador de ICMS no comércio local já faz algum tempo. E isso ajuda no desenvolvimento da cidade, junto com a interação social com a comunidade, a compra dos fornecedores locais, a geração de empregos, renda. Eu acredito que comprar local é uma das formas que você mais ajuda a desenvolver os municípios”, diz ele, lembrando que a rede tem mais de 600 fornecedores da região dos Campos Gerais. “Desde o fornecedor do morango à multinacional, nós temos uma grande rede de fornecedores locais - alguns deles, o avô do fornecedor fornecia para o meu pai e hoje os netos fornecem os meus filhos. Então, é uma relação muito antiga de parceria”, completa, reforçando ainda o apoio a inúmeros projetos sociais.