Arauco produz materiais com alto valor agregado na planta de PG
Unidade da multinacional chilena produz painéis de madeira do tipo MDF, com revestimento. Empresa prioriza a sustentabilidade
Publicado: 16/10/2024, 13:45
Multinacional chilena com 45 anos no mercado, a Arauco iniciou sua história na cidade de Ponta Grossa em 2017. Neste ano, a empresa adquiriu os ativos do portfólio da Masisa, outra multinacional chilena que estava presente em Ponta Grossa desde 2001, quando inaugurou sua unidade no Distrito Industrial com um investimento de US$ 140 milhões. Com isso, Ponta Grossa passou a ter uma das quatro unidades fabris da Arauco que produzem painéis de madeira no Brasil.
A unidade fabrica painéis de madeira reconstituída, mais conhecidos como MDF, que seria a sigla de Medium Density Fiberboard. Um dos diferenciais da planta é que 100% desses produtos são revestidos, que garantem um maior valor agregado. “Ponta Grossa é muito importante para o grupo porque ela tem um volume de produção significativo, em torno de 300 mil metros cúbicos ao ano. E todos esses produtos podem ser revestidos, revestidos com um acabamento superficial bonito, belo, que o nosso cliente gosta, porque deixa o ambiente, a sala, a residência, os hotéis, bem agradáveis, bem aconchegantes”, explica o gerente da planta de Ponta Grossa, Alex Ferreira.
Atualmente, a planta de Ponta Grossa conta com 380 colaboradores, sendo 320 diretos e outros 60 indiretos ‘fixos’. Mas esse valor salta quando se fala em terceiros. “Temos uma rede de indiretos de mais ou menos 1,2 mil pessoas que nos ajudam na produção de painéis revestidos. Nós trabalhamos 24 horas por dia, 365 dias por ano: são três turnos de oito horas”, acrescenta o gerente da Arauco na cidade.
Por sua área de atuação, o gerente também destaca o grande valor dado pela Arauco à sustentabilidade, reconhecida por ser ‘Carbono Neuro’.
"Os projetos da Arauco na atualidade, na planta de Ponta Grossa, nas florestas e também nas indústrias do Brasil, estão relacionados com um projeto de descarbonização. Então a Arauco mais planta do que colhe, diminuindo a emissão de carbono para a atmosfera, e por isso que somos carbono neutro. E utilizamos essa matéria-prima para produzir painéis de madeira - com o qual a planta de Ponta Grossa produz."