União Brasil ocupa maioria das vagas na Câmara de PG | aRede
PUBLICIDADE

União Brasil ocupa maioria das vagas na Câmara de PG

O novo partido de Elizabeth Schmidt recebeu três vereadores que estavam no PSD e passou a ter a maior parte das cadeiras no Legislativo

Foram 11 vereadores que se transferiram de partido
Foram 11 vereadores que se transferiram de partido -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Janela Partidária se encerrou na última sexta-feira (5) e com isso o prazo para aqueles políticos que pretendiam mudar de partido terminou. Em Ponta Grossa, no âmbito Legislativo, mais da metade dos parlamentares se transferiram de legenda. Além dos vereadores, a prefeita do município também migrou de partido, ao deixar o PSD e se filiar ao União Brasil (UB).

Foram 11 vereadores que se transferiram de legenda. Isso protagonizou uma mudança na maioria da Câmara. Antes, o PSD ocupava cinco cadeiras, agora são três. A maior parte das vagas, no pós-janela partidária, ficou com o novo partido da prefeita Elizabeth, União Brasil, que passa a contar com quatro representantes.

Antes de mencionar as transferências, cabe destacar aqueles que não se transferiram de legenda. São os seguintes parlamentares: Daniel Milla (PSD), Dr. Zeca (União Brasil), Ede Pimentel (PDT), Filipe Chociai (PSD), Leandro Bianco (Republicanos), Geraldo Stocco (PV), Izaías Salustiano (PL) e Julio Küller (MDB).

Os vereadores que utilizaram o benefício concedido pela Janela Partidária foram: Josi do Coletivo, que saiu do Psol e migrou para o PT; Jairton da Farmácia, que se transferiu do União Brasil ao PDT; Joce Canto, que era a presidente municipal do Podemos, mas se lançou como pré-candidata à Prefeitura pelo Progressistas; Missionária Adriana, que deixou o Solidariedade e foi para o PL; Celso Cieslak, que saiu do PRTB e foi para o Democracia Cristã, mesmo partido ao qual Pastor Ezequiel também se filiou ao deixar o Avante; Léo Farmacêutico, que migrou do PSD para o União Brasil, mesmo caminho seguido por Paulo Balansin e Divo; além de Maurício Silva que se transferiu do PSDB para o PSD.

O único vereador que não confirmou em qual partido está filiado é Dr. Erick. Recentemente, junto do deputado federal Aliel Machado, Erick havia anunciado a filiação ao PV. Porém, informações compartilhadas com a reportagem por representantes do PSD, dão conta que o parlamentar teria se transferido ao partido de Marcelo Rangel, antes do fechamento da janela. Dr. Erick foi questionado pela equipe do Portal aRede sobre esta situação. "Vou verificar com meu jurídico o que aconteceu e nos próximos dias lhe dou um posicionamento adequado", escreveu o parlamentar em resposta à reportagem. No caso de uma possível filiação de Erick ao PSD, o partido iguala o União Brasil no número de vereadores na Câmara.

Ao final da janela, os partidos que tinham representantes no Legislativo, mas deixaram de ter uma cadeira ativa foram o Psol, PRTB, Avante, Solidariedade, Podemos e PSDB.

CONVENÇÕES - De 20 de julho a 5 de agosto os partidos e federações poderão realizar as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher, de maneira definitiva, candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

PROPAGANDA - As propagandas eleitorais terão início em 16 de agosto. Antes desta data, qualquer publicidade ou manifestação que contenha um pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE