Prefeitura de PG inicia imunização com nova vacina contra covid
O Departamento de Imunização informa que permanece a recomendação da vacinação periódica contra a covid-19 para os grupos prioritários de maior risco
Publicado: 16/05/2024, 03:00
A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou nesta quarta-feira (15) a imunização com nova vacina contra covid-19: a monovalente XBB, atualização contra a cepa mais recente da doença. Foram 4.235 doses distribuídas para Ponta Grossa. O Departamento de Imunização informa que permanece a recomendação da vacinação periódica contra a covid-19 para os grupos prioritários de maior risco.
REFORÇO SEMESTRAL
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias)
- Imunocomprometidos acima de cinco anos
REFORÇO ANUAL
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas em situação de rua
- Pessoas com comorbidades com cinco anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente com cinco anos ou mais
- Indígenas, ribeirinhos, quilombolas com cinco anos ou mais
- Moradores e funcionários de instituições de longa permanência
- Pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade
CALENDÁRIO BÁSICO INFANTIL
- Crianças a partir dos 6 meses e menores de 5 anos devem iniciar ou completar o esquema básico que consiste em três doses da vacina anticovid.
Todas as salas de vacinação instaladas nas Unidades de Saúde aplicam a nova vacina. Ao todo, são 22 salas que atendem das 9h às 16h30, e mais três com atendimento até 21h: Luís Conrado Mansani (Uvaranas), Rômulo Pazzinato (Nova Rússia) e Cyro de Lima Garcia (Oficinas), possibilitando a ida dos munícipes em horários alternativos. Também há imunização no Ônibus da Vacina, conforme agenda divulgada diariamente nas redes sociais da Prefeitura.
"Todos dos grupos prioritários que não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal anticovid devem procurar as salas de vacina de Ponta Grossa. São grupos mais vulneráveis e suscetíveis à doença. Por isso, a importância da aplicação da nova vacina”, reforça a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy.
Com informações da assessoria de imprensa.