‘Pontos inteligentes’ informam horários aos passageiros da VCG | aRede
PUBLICIDADE

‘Pontos inteligentes’ informam horários aos passageiros da VCG

Recurso está disponível em 300 pontos de parada de diferentes bairros de Ponta Grossa

Tecnologia começou a ser instalada em 2019 pela Secretaria de Infraestrutura e Planejamento
Tecnologia começou a ser instalada em 2019 pela Secretaria de Infraestrutura e Planejamento -

Matheus Gastaldon

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quem utiliza o transporte coletivo em Ponta Grossa já deve ter visto uma placa com QR Code nos pontos de parada e nos terminais Central, Nova Rússia, Uvaranas e Oficinas. Trata-se dos ‘pontos inteligentes’ - recurso que permite ao passageiro consultar as linhas de ônibus que passam por aquele local e os horários previstos em que o veículo deve chegar.

A tecnologia começou a ser instalada em 2019, em caráter experimental, nos terminais do transporte coletivo. A partir de 2021, as placas com QR Code passaram a ser implantadas nos pontos de ônibus dos bairros. Hoje, o recurso informativo está presente em 300 locais diferentes, segundo o Departamento de Transportes

Para acessar as informações, basta que o passageiro aponte a câmera do celular para o QR Code impresso na placa. Em seguida, o usuário será direcionado para uma página que indica todas as linhas que passam por aquele ponto e em quais horários os ônibus devem passar pelo local. O acesso às informações depende que o smartphone esteja conectado à internet. 

“Toda a frota do transporte coletivo possui rastreamento. Assim, as informações são repassadas para uma central de controle, que disponibiliza os horários para os usuários”, explica Diego Vaz, diretor de Transportes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (SMIP).

VANDALISMO - A equipe de Jornalismo do Portal aRede esteve no Terminal Central de Ponta Grossa e constatou que algumas placas dos ‘pontos inteligentes’ estavam danificadas. Questionado sobre uma possível substituição dos informativos, Diego Vaz conta que a última reposição foi feita há cerca de 60 dias. “O vandalismo é maior do que nosso contingente de troca. Como temos outros trabalhos, essa substituição vai precisar esperar um pouco’. Ainda segundo Vaz, a confecção de cada placa tem custo médio de R$ 250 a 300.

Placa do 'ponto inteligente' danificada no Terminal Central
Placa do 'ponto inteligente' danificada no Terminal Central |  Foto: Matheus Gastaldon/aRede.
  

O diretor de Transportes lembra que, no ano passado, a SMIP realizou a troca de aproximadamente 40 portas de banheiros nos terminais do transporte coletivo. No entanto, os espaços já foram vandalizados. Na noite da última segunda-feira (27), um adolescente de 15 anos foi abordado pela Guarda Civil Municipal após danificar uma das portas do banheiro público instalado no Terminal Central. O menor foi encaminhado para a 13ª Subdivisão Policial para as medidas cabíveis. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE