Ações da Caritas atendem migrantes em Telêmaco e Irati | aRede
PUBLICIDADE

Ações da Caritas atendem migrantes em Telêmaco e Irati

A ação descentralizada está levando a cinco cidades esses serviços para tornar mais acessíveis informações e assistência às pessoas que não têm possibilidade de viajar até Ponta Grossa

A Caritas Diocesana de Ponta Grossa oferece o assessoramento quanto à regularização a migrantes e refugiados
A Caritas Diocesana de Ponta Grossa oferece o assessoramento quanto à regularização a migrantes e refugiados -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Caritas Diocesana de Ponta Grossa oferece o assessoramento quanto à regularização a migrantes e refugiados. Uma ação descentralizada, iniciada em maio, está levando a cinco cidades esses serviços para tornar mais acessíveis informações e assistência às pessoas que não têm possibilidade de viajar até Ponta Grossa. Telêmaco Borba e Irati já receberam a ação. A próxima está marcada para 11 de julho, em Castro, das 9 às 16 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

“Atendemos alguns migrantes que necessitavam de regularização migratória (ou tirar pela primeira vez documento ou renovar) e fizemos contato e uma capacitação com agentes públicos da política de assistência, falando sobre a documentação dos migrantes e os seus direitos. Avaliamos como positiva a ação descentralizada, pois, estamos mais perto da realidade dos migrantes e dos municípios, que fazem parte da Diocese. E o apoio das paróquias é fundamental para que o trabalho aconteça”, comentou a assistente social, Erica Pilarski Clarindo.

A primeira ação descentralizada aconteceu em Telêmaco Borba, dia 16 de maio, das 9 às 16 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Cerca de dez migrantes residem no município. Em junho, dia 13, a Caritas esteve em Irati atendendo a famílias de migrantes, promovendo uma roda de conversa com trabalhadores do Sistema Único da Assistente Social e da Secretaria de Assistência Social de Fernandes Pinheiro, além de dialogar com padre Alvaro Nortok, pároco da Paróquia São Miguel, de Irati.

A ação será levada também a Imbaú e Ivaí. As datas ainda serão definidas.

SEMANA - A Semana do Migrante aconteceu entre os dias 16 a 22 deste mês, com o tema 'Migração e Casa Comum' e o lema 'Alarga o espaço da tua Tenda' (ls 54,2). Na programação, missa, roda de conversa, feira de serviços e passeio histórico cultural. “Foi uma semana bem movimentada. Os migrantes foram bem participativos principalmente na quinta-feira, dia 20, na feira de serviços e no sábado, dia 22, no passeio histórico cultural. Sabemos as limitações na participação deles em todas as atividades, seja porque estão trabalhando ou por não terem recursos para a passagem de ônibus. Escolheram uma atividade e participaram. Promovemos essa semana para, além de garantir direitos, celebrar a vida, as conquistas que eles já tiveram no novo país, nova cidade que escolheram para morar”, explica Erica.

O passeio histórico cultural iniciou no Museu Campos Gerais, passou pela Praça Marechal Floriano Peixoto e pelo Complexo Ambiental, onde aconteceu um piquenique.

MEIO AMBIENTE - No último dia 22, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro, agentes da Caritas ligados ao Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências, em parceria com o curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, promoveu uma reflexão a respeito da reutilização de resíduos sólidos recicláveis e repassaram orientações para a confecção de fantasias. Essas fantasias serão utilizadas em uma peça teatral, em agosto.

A ação foi conduzida pelo diácono Alcedir Godoy e a educadora social, Ingrid Zambilo. Estiveram presentes as catequistas da matriz Nossa Senhora do Rosário e das capelas.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE