Construtora de PG é processada por falhas em elevador de edifício | aRede
PUBLICIDADE

Construtora de PG é processada por falhas em elevador de edifício

Em 15 de julho, os dois elevadores do prédio apresentaram problemas, situação essa que causou “desconforto aos moradores” da construção de 26 andares

Edifício Santos Dumont fica na região de Olarias
Edifício Santos Dumont fica na região de Olarias -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Construtora LCS, de Ponta Grossa, é alvo de um processo por problemas nos elevadores do Edifício Santos Dumont, localizado na região de Olarias. O agravante se deu em 15 de julho deste ano, quando um dos elevadores da Torre 14 BIS parou de funcionar, interditando dois equipamentos e obrigando os moradores a utilizarem as escadas do prédio de 26 andares. A empresa responsável pela manutenção já havia interditado o primeiro elevador.

Segundo as informações compartilhadas com a equipe de Jornalismo do Portal aRede, os dois elevadores da Torre 14 BIS apresentaram problemas recentes. Porém, em 15 de julho, um dos equipamentos que estava no térreo desceu ao subsolo, parando de funcionar. Assim, os dois equipamentos da torre foram interditados pela empresa responsável. De acordo com o síndico do condomínio, Damião Pereira dos Santos, a situação causou “desconforto aos moradores”.

Conforme informações obtidas pelo Portal aRede, a manutenção dos elevadores é de responsabilidade da Construtora LCS, por determinação judicial. Dentro do processo que tramita na Justiça, também foi protocolado um pedido para que a LCS arcasse com hotel para as pessoas necessitadas. Dois dias após o incidente, na noite de 17 de julho, Damião disse que um dos elevadores foi consertado, enquanto que o outro tem a previsão de ser arrumado nesta sexta-feira (19). Apesar da situação, o síndico garante que o “condomínio não tem nenhum problema estrutural, são reparos normais de uma estrutura gigantesca com 237 apartamentos”.

PROCESSOS – Ainda em 2022, a Construtora LCS foi processada pela situação, pois os autores alegavam que “os elevadores foram entregues em desacordo com o memorial de incorporação” – o edifício foi inaugurado em 2019. No decorrer da situação, ficou constatado que “os elevadores tinham risco à segurança, não descartando a possibilidade de interdição dos elevadores”.

Outra situação relatada ao Portal aRede se deve ao processo protocolado em 2024 – agora, uma ação indenizatória, onde o Condomínio pede o recebimento de indenização pelos vícios construtivos, composto pelo valor necessário para trocar os elevadores.

LIMINAR – Buscando regularizar a situação, o Condomínio solicitou um pedido de liminar à Justiça, para que a Construtora LCS realizasse ações nos elevadores que garantissem a segurança dos moradores e extinguissem riscos como “paradas abruptas, lentidão excessiva, confinamento, entre outros”.

Essa solicitação foi concedida pela Justiça, sendo a Construtora intimada da decisão em março de 2024 – os reparos deveriam acontecer “no prazo de trinta dias”. Entretanto, o prazo se expirou e novos problemas voltaram a acontecer neste mês de julho.

Segundo informações, a Construtora não cumpriu a decisão liminar da Justiça, mesmo com a imposição de multas diárias. Assim, em 15 de julho de 2024, houve os problemas com os elevadores da Torre 14 BIS do Edifício Santos Dumont.

A equipe de Jornalismo do Portal aRede procurou os responsáveis pela Construtora LCS para um posicionamento sobre a situação. Porém, até o fechamento desta notícia, não houve retorno. Tão logo isto aconteça, a notícia será devidamente atualizada.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE