Mapa da internet gratuita em PG tem 118 pontos de conexão | aRede
PUBLICIDADE

Mapa da internet gratuita em PG tem 118 pontos de conexão

O serviço está disponível na cidade desde 2018, com a democratização de facilitar o acesso à internet

O acesso à internet gratuita está disponível em vários pontos da cidade
O acesso à internet gratuita está disponível em vários pontos da cidade -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto 'PG Conectada' está presente em Ponta Grossa desde 2018, visando promover um acesso à internet gratuita em locais públicos, para a população. Ao Portal aRede, a Prefeitura Municipal destacou que o objetivo principal é democratizar e difundir o uso da rede mundial de computadores para os munícipes, facilitando o acesso aos serviços online e também aos cadastros oferecidos pelo governo do Estado, que necessitam de uma rede wi-fi. 

LOCAIS PARA CONEXÃO - A internet disponibilizada pelo programa está implantada em 118 pontos da cidade e não possuí um limite de tempo para o uso. Entre os locais onde o morador pode se conectar à rede gratuita promovida pelo projeto, estão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ginásios de esportes, terminais urbanos e espaços culturais como o Cine Teatro Ópera, o Museu Villa Hilda, a Biblioteca Municipal, o Conservatório Maestro Paulino, etc. Confira todos os locais que possuem a rede gratuita clicando aqui.

COMO SE CONECTAR - Para acessar a rede gratuita, basta ligar o wi-fi do seu aparelho e clicar na rede 'PG Conectada'. Na sequência, o usuário pode realizar um cadastro através do seu número de telefone celular e, em seguida, obter uma senha de acesso ou utilizar um cadastro já efetuado, pelas suas redes sociais como Facebook, Google, Linkedin ou X, antigo twitter. No caso de ser um usuário estrangeiro, o interessado pode utilizar a página de login em inglês, para facilitar o seu cadastro de acesso.

EXPANSÃO PARA ÁREA RURAL - Conforme a prefeitura, o projeto está presente em diversos locais da área rural do município, onde a rede de internet teve viabilidade técnica de ser implementada. A instituição afirma que o estudo de implementação de uma nova rede de dados, em substituição a atual, já está em andamento. Esta novidade planeja dar sustentação, melhoria e ampliação ao 'PG Conectada', no final de seu ciclo.

INCLUSÃO DIGITAL -  Segundo pesquisa feita pelo TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o acesso à internet aumentou no ano de 2023, com 84% dos brasileiros de 10 anos ou mais, que se conectaram a uma rede wi-fi. 

Para o coordenador da TIC Domicílios 2023, Fabio Storino, quando os indicadores de atividades realizadas na internet e as habilidades digitais com o dispositivo de acesso são cruzados, é possível verificar uma grande diferença de aproveitamento das oportunidades digitais, pelas pessoas que acessam a rede exclusivamente pelo telefone celular. "Pesquisas acadêmicas também associam o uso de múltiplos dispositivos com o maior desenvolvimento de habilidades digitais", continua o especialista.

Atualmente, a internet possuí grande influência no dia a dia das pessoas, seja no trabalho ou nas escolas. Uma pesquisa, também produzida pela TIC Domicílios, ressalta que 82% das escolas brasileiras têm acesso à internet. O estudo ainda revela que a utilização de plataformas para atividades pedagógicas nas escolas em áreas urbanas aumentou de 22% em 2016, para 66% em 2020, devido à pandemia da Covid-19, porém, as plataformas online são utilizadas até hoje. 

Sob supervisão de Mario Martins, com informações do g1

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE