Candidatos à Prefeitura debatem planos de governo na UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Candidatos à Prefeitura debatem planos de governo na UEPG

Quatro dos cinco candidatos ao Executivo estiveram na Universidade para falar sobre o futuro de Ponta Grossa

Evento foi transmitido ao vivo pelo Grupo aRede
Evento foi transmitido ao vivo pelo Grupo aRede -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os candidatos à prefeitura de Ponta Grossa se reuniram na noite desta quarta-feira (28) para discutir suas propostas de governo em debate organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e promovido pelo projeto de extensão ‘Combate à Desinformação nos Campos Gerais’, vinculado aos cursos de jornalismo, direito e história. O objetivo do debate é promover um processo eleitoral mais transparente, justo e com participação efetiva da comunidade, conforme destacado pela organização. “O debate viabiliza um processo eleitoral mais transparente, justo e com participação efetiva da comunidade”, destaca Marcelo Bronosky, professor integrante do projeto.

VÍDEO
Agencia De Jornalismo UEPG
Reveja o debate o completo | Autor: Agencia De Jornalismo UEPG
  

O debate funcionou com perguntas direcionadas, feitas por outros candidatos ou pré-estabelecidas pela organização a partir de temas sorteados para cada participante. Logo no primeiro bloco, a organização fez as primeiras perguntas aos candidatos, onde cada um teve um tempo cronometrado para destacar suas propostas para resolver o problema apontado pelo mediador. Entre os destaques ficaram os temas empregabilidade, esporte, meio-ambiente e solução para problemas de moradia.

ALIEL - Durante o debate, o candidato Aliel Machado (PV) foi questionado sobre o acesso ao esporte em Ponta Grossa e como lidaria com o segmento pelos próximos quatro anos caso fosse eleito para o Executivo. "Tenho experiência na área do esporte, uma vez que ela está ligada a outras ações. Já trouxemos investimentos para as atléticas, mas o que percebemos é uma falta de interação entre os serviços da prefeitura com outros projetos que podem nos ajudar. Eu mesmo, como deputado, já trouxe diversos investimentos para Ponta Grossa, incluindo a construção de áreas de lazer”, afirmou o candidato.

ELIZABETH - A candidata à reeleição foi questionada sobre a geração de empregos em Ponta Grossa e qual seria a proposta para o município ampliar o número de vagas nos próximos anos. “Só nesta semana recebi 5 novas indústrias, mas estamos tendo uma procura enorme porque a cidade é séria no que faz, tanto que nosso PIB per capita é o maior do interior do Paraná. No valor agregado também estamos em quarto lugar e seguimos subindo, tudo isso é emprego e qualidade de vida para os munícipes, é resultado de nosso trabalho que gera vida”. Temos o maior Caged dos últimos anos”, afirmou Elizabeth.

MABEL - Sobre o meio ambiente, a candidata à Prefeitura foi questionada sobre quais políticas devem ser adotadas em relação ao aquecimento global e quais propostas ela tem para melhorar a situação regional. "Precisamos incentivar, por meio de campanhas, nossa população a cuidar do meio ambiente, preservar os parques que existem em Ponta Grossa, como o Margherita Sannini Masini, cuja manutenção a Prefeitura já iniciou e certamente continuaremos fazendo", afirmou Mabel Canto, também mencionando os contratos com a Sanepar e a Coleta Seletiva como destaques.

MAGNO - Questionado sobre a questão da moradia, o candidato foi indagado sobre a origem dos recursos para investir na habitação e reduzir as filas por casas próprias. Ele respondeu: “Acredito que esse dinheiro deva vir dos governos federal e estadual. Além disso, pensamos em parcerias público-privadas para resolver esses problemas. Através dos grandes terrenos públicos, podemos fazer conjuntos habitacionais em locais onde já existe uma estrutura. Conseguiremos colocar nosso cidadão em boas situações, pois muitas vezes ele não tem nem documentação para entrar em projetos sociais”, detalhou.

RANGEL - O candidato acabou não comparecendo ao debate organizado pela UEPG e encaminhou uma nota justificando que estava sendo organizada uma "manifestação com tom agressivo" e por isso faltaria à data. "A existência de grupos coordenados com o intuito de se manifestarem de maneira adversa a mim, desviando o foco do evento, é algo que prejudica não apenas o debate, mas também o propósito da Universidade em promover uma discussão democrática e plural", afirmou a nota enviada ao Portal aRede e Jornal da Manhã.

GRUPO AREDE - O debate do Grupo aRede com os candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa acontece na noite de 3 de outubro, a partir das 20h, conforme ofício encaminhado à Justiça Eleitoral. São cinco postulantes ao Poder Executivo e deverão participar do debate na Universidade Estadual de Ponta Grossa. São eles: Aliel Machado (PV); Elizabeth Schmidt (União); Mabel Canto (PSDB); Magno Zanellato (Novo); e Marcelo Rangel (PSD). As eleições deste ano acontecerão em 6 de outubro. Em caso de segundo turno, o pleito ocorrerá em 27 de outubro.

O diretor do Grupo aRede, Eloir Rodrigues, entende que debates realizados por instituições sérias, como a UEPG, agregam valor às ações realizadas pelos candidatos. “É mais uma oportunidade que eles têm para expor o plano de governo. Também, apresenta-se como um momento oportuno ao próprio eleitor, que poderá fazer suas reflexões e decidir em quem votar nas eleições deste ano”, cita ele. As eleições deste ano acontecerão em 6 de outubro. Em caso de segundo turno, o pleito ocorrerá em 27 de outubro.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE