UEPG realiza evento 'Universidade e Comunidade' | aRede
PUBLICIDADE

UEPG realiza evento 'Universidade e Comunidade'

Neste ano, além de poder conhecer cada possibilidade de carreira na Graduação, os jovens também poderão entrar em contato com outras facetas da Universidade

Para o Universidade e Comunidade, 85% das inscrições são provenientes de escolas públicas.
Para o Universidade e Comunidade, 85% das inscrições são provenientes de escolas públicas. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A UEPG chamou, a comunidade veio. Com visitantes que vieram de diversas cidades da região dos Campos Gerais, o Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa realiza hoje (30) o evento “Universidade e Comunidade”, uma oportunidade para o público conhecer a UEPG e poder entrar em contato com os diversos serviços ofertados.

Desde cedo, às 7h30 da manhã, já era possível perceber a movimentação no campus. Aos poucos, os visitantes chegavam a pé e de carro, acompanhados de familiares ou em grupo com suas escolas, em ônibus lotados de olhos atentos.

Desde cedo Já era possível perceber a movimentação no campus.
Desde cedo Já era possível perceber a movimentação no campus. |  Foto: Divulgação UEPG
 

As portas do Ginásio de Esportes do Bloco G abriram para o público pontualmente às 8h. Com o slogan “Vem ver a UEPG”, foi realizada a segunda edição da Feira de Profissões. Com curiosidade e entusiasmo, os alunos das escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio da região lotaram os estantes dos 38 cursos da UEPG e a tenda externa. 

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, afirma que este é um evento importantíssimo para a Universidade. “Fizemos a primeira edição em 2023 e tivemos um público de 10 mil pessoas. Neste ano, temos a expectativa de atingir 20 mil visitantes. É um evento mais robusto que tem uma dimensão que vai além de Ponta Grossa, pois temos escolas de várias cidades dos Campos Gerais”. As inscrições abarcaram diversas cidades: Guaragi, Castro, Reserva, Itararé, Irati, Palmeira, Piraí do Sul, Tibagi e Ibaiti. “Todas as escolas da região estão voltadas para o vestibular da UEPG”, completa Sanches Neto. 

“Hoje, temos uma novidade aos estudantes, que é o curso de Nutrição; estamos tendo muitos visitantes”, destaca o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate. “Isso nos anima muito, porque a UEPG é de todo mundo: da região dos Campos Gerais, do Paraná, do Brasil. Nós estamos muito felizes, hoje é um dia de festa”, celebra Ivo.

Neste ano, além de poder conhecer cada possibilidade de carreira na Graduação, os jovens também poderão entrar em contato com outras facetas da Universidade, como a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), o Escritório de Relações Internacionais (ERI), a Escola de Línguas, Literaturas e Culturas (Eslin), o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a TV Educativa (TVE), o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), o Centro de Educação Empreendedora (CEE), o Cursinho Popular e os Hospitais Universitários (HUs)

Nos três períodos de visitação, os professores, estudantes e futuros alunos da UEPG poderão interagir e conversar sobre ciência.
Nos três períodos de visitação, os professores, estudantes e futuros alunos da UEPG poderão interagir e conversar sobre ciência. |  Foto: Divulgação UEPG
  

Nos três períodos de visitação, os professores, estudantes e futuros alunos da UEPG poderão interagir e conversar sobre ciência, pesquisa, ensino e extensão. Para alguns, foi a primeira visita em um campus universitário. Para outros, o início de um sonho. Um sonho gratuito, reforça o reitor. “Uma das perguntas mais comuns sobre o nosso vestibular é quanto custa. As pessoas desconhecem que a UEPG é pública e gratuita. Eventos assim apresentam a universidade, os cursos, a nossa proposta, nossa estrutura e, principalmente, a sua gratuidade”.

Para alguns, foi a primeira visita em um campus universitário.
Para alguns, foi a primeira visita em um campus universitário. |  Foto: Divulgação UEPG
 

Para o Universidade e Comunidade, 85% das inscrições são provenientes de escolas públicas. Os estudantes da graduação e pós-graduação presenciais e EaD somam quase 15 mil alunos. “A nossa primeira vocação e missão é formar pessoas, por isso apresentamos os cursos”, declara Miguel. “Para nós, todos os cursos têm a mesma importância. É preciso que os estudantes saibam quais são e do que eles tratam”, completa.

Além dos estandes no Ginásio e da tenda externa, os jovens puderam participar de atividades práticas e visitar a Biblioteca e o Museu de Ciências Naturais, além do Observatório Astronômico. 

PASSAPORTE PARA O FUTURO- Assim como no ano anterior, ao chegar para a visitação no evento, o público recebe um passaporte que pode ser carimbado em cada estande – um visto, um check-in em cada possibilidade de futuro. Com o passaporte nas mãos e um sorriso de orelha a orelha, Maria Clara Marcondes Dias, do 9º ano do Ensino Fundamental, quase não podia conter a felicidade. “Meu Deus, eu amei, eu queria morar aqui neste lugar!”, dizia, saltitando em frente ao estande de Jornalismo, no Ginásio. Vindo diretamente de São José da Boa Vista, a estudante diz que, a partir de agora, a UEPG está no seu radar. “Desde pequena eu quis sempre visitar uma faculdade, foi sempre o meu sonho! Eu só fui ver [uma faculdade] uma vez, quando a minha mãe se formou. Nossa, eu estou no paraíso!”

O público recebe um passaporte que pode ser carimbado em cada estande.
O público recebe um passaporte que pode ser carimbado em cada estande. |  Foto: Divulgação UEPG
 

Maria Clara ainda tem diversas possibilidades na mente. Gosta muito de Jornalismo, mas quis saber mais sobre outros cursos. Ansiosa para visitar a Biblioteca, ela é uma das estudantes que não sabia que a UEPG é uma universidade pública e gratuita. 

A turma de Maria chegou bem cedinho no campus, acompanhada pela professora Claudia Aparecida Fabrini Borgatti, do colégio Cívico-Militar Nilton Sampaio. Claudia trouxe uma turma de outro colégio na primeira edição da Feira, em 2023, e fez questão de voltar neste ano com outros alunos. “Eu voltei, porque em 2023 foi um sucesso e eu vi como fez a diferença na vida dos meus alunos”, declara. “Uma das minhas funções é justamente mostrar pra eles que nós temos uma Universidade Estadual e todos eles têm a oportunidade de estudar aqui”, finaliza a professora.

O evento Universidade e Comunidade é uma oportunidade de olhar para a UEPG com uma visão diferente, sair da rotina e encarar o campus Uvaranas não somente como um parque, um lugar para fazer uma caminhada, mas sim como um futuro possível e palpável.  O dia ensolarado contribuiu para que o passeio fosse ainda mais agradável. Além dos estandes e da tenda externa, a Feira conta com a presença de seis food trucks na praça de alimentação e espaço para convivência com pufes e pallets, onde os estudantes podem descansar entre um passeio e outro. “Temos uma organização muito bem feita; é um dia que será um marco para Ponta Grossa e para a região”, reforça o vice-reitor.

COMPROMETIMENTO E RECEPTIVIDADE- O mascote da UEPG, Galileu, fez sua estreia na primeira edição da Feira, em 2023, já participou de live com resultado do vestibular, acolhida dos calouros e do evento UEPG de Portas Abertas, em maio de 2024. Neste ano, ele retorna arrancando sorrisos dos participantes, recebendo carinho das crianças, abraços das famílias, aparecendo em selfies e interagindo com personagens da Ciência que circulam entre os estandes, como o químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier, e a física e química polonesa Marie Curie, além do Dino, o mascote do curso de Licenciatura em Geografia – personalidades trazidas à vida pelo curso de Licenciatura em Química. 

Sob a sombra bem-vinda da tenda externa na tarde de calor, os estandes voltados para as ações da UEPG na comunidade recebem visitantes atentos e entusiasmados – um convite para perceber que a Universidade vai além das salas de aula.

Atenta ao fluxo e à interação do público, a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, professora Beatriz Gomes Nadal, faz questão de conferir todos os detalhes e reconhece o poder transformador da extensão, da ação da Universidade na comunidade, e o poder de um evento como este. “Nós estamos atendendo os jovens num período crucial da vida deles, que é justamente quando eles estão construindo um projeto de vida”, salienta Beatriz. “Inserir o ensino superior como oportunidade para todos os estudantes é a maior contribuição que a universidade pública pode dar. Esperamos poder contribuir com as escolhas profissionais desses estudantes”, finaliza. 

Para o evento de 2025, a UEPG destaca uma equipe robusta. Estão envolvidos na organização 450 alunos, dos quais 150 são monitores e 300 participam da movimentação nos estandes; 80 pessoas na equipe de apoio; além de 300 professores nos 38 estandes e estações da tenda externa. “Neste ano, o evento é mais robusto que em 2024, que já foi um sucesso, pois o convite se estende para empresas, escolas e pessoas da cidade e região, que irão conhecer nossos projetos”, explica a chefe da CCOM, Luciane Navarro. “Estamos muito felizes com o evento deste ano, porque vamos mais uma vez contar com a participação de professores, alunos e agentes universitários, para mostrar o melhor a UEPG”, finaliza. No ano passado, cerca de 10 mil pessoas participaram, dentre estudantes e professores de escolas da região, comunidade universitária e comunidade externa.

REALIZAÇÃO- O evento Universidade e Comunidade é uma realização da Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), colaboração da Coordenadoria de Comunicação Social (Ccom), do Cerimonial e Eventos.

Com informações: Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE