INSS inaugura sala multissensorial em PG nesta quarta
Novo espaço é adaptado às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Publicado: 16/10/2024, 10:51
Visando melhorar o atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugura nesta quarta-feira (16), às 14 horas, uma sala multissensorial na Gerência-Executiva da autarquia em Ponta Grossa, localizada na rua Marquês do Paraná, 799. A cerimônia de inauguração contará com a presença do superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre.
A iniciativa como objetivo oferecer um ambiente mais acolhedor e adaptado às necessidades das pessoas com TEA. Com 29 metros quadrados, a sala multissensorial de Ponta Grossa foi especialmente equipada com brinquedos, livros, iluminação regulável e outros elementos sensoriais que permitem um atendimento mais inclusivo e sensível às particularidades de cada pessoa.
“A inauguração da sala multissensorial na gerência-executiva do INSS em Ponta Grossa representa um avanço significativo no atendimento acessível e inclusivo para pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Trata-se de um ambiente projetado para estimular os sentidos por meio luzes, sons, texturas e aromas, ajudando na promoção do relaxamento, foco e interação para quem tem dificuldades sensoriais ou cognitivas. Essa iniciativa visa proporcionar um atendimento mais acolhedor, facilitando a adaptação dos beneficiários às demandas do INSS, especialmente para aqueles que podem se sentir sobrecarregados por um ambiente tradicional. É um importante recurso para a comunidade local”, destacou a gerente-executiva do INSS em Ponta Grossa, Nilzete Pechnicki.
“As salas multissensoriais são um aprimoramento no atendimento às crianças com neurodivergências, por possibilitar um ambiente humanizado e interativo onde as crianças e seus responsáveis podem ficar local separado, preparado especialmente para acolhida respeitando suas necessidades de pessoa com autismo e outras necessidades neurodivergentes”, ressaltou a chefe do Serviço Social da Superintendência Regional Sul do INSS, Marlene Moreira Machado.
Informações: Das assessorias