Professor e alunos da UEPG lançam guia de plantas medicinais | aRede
PUBLICIDADE

Professor e alunos da UEPG lançam guia de plantas medicinais

Em formato digital e disponível de forma gratuita, a obra traz informações sobre plantas medicinais usadas como medicamentos fitoterápicos no Brasil

O livro foi lançado pela Editora Atena e pode ser encontrado para download de forma gratuita
O livro foi lançado pela Editora Atena e pode ser encontrado para download de forma gratuita -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma obra essencial para a comunidade científica e sociedade em geral. Assim é o ‘Guia de Espécies Fitoterápicas Brasileiras’, livro lançado pelo professor Flávio Beltrame e alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em formato digital e disponível de forma gratuita, a obra traz informações sobre plantas medicinais usadas como medicamentos fitoterápicos no Brasil.

A obra surgiu a partir de monografias produzidas pelos alunos do curso de Farmácia na disciplina de Fitoterapia. Com a riqueza do material, o professor Flávio convidou alunos da Pós em Ciências Farmacêuticas, mais colegas profissionais de fora, para escrever o livro. “Junto com as monografias, incluímos informações necessárias, tanto para o paciente que queira acessar, como para os prescritores, então o material é um guia, com informações a respeito de contraindicações e interações medicamentosas”, conta a pós-graduanda Evelyn Assis.

Para o professor Flávio, ter colaboração da graduação e pós faz com que, além dos alunos terem capítulos de livros publicados, também exista uma contribuição científica. “É um livro que irá agregar bastante para a população e para os profissionais da saúde, pois é uma obra que traz informações sobre as plantas que são usadas com princípios ativos pra produção dos medicamentos”. Mesmo que algumas informações sobre fitoterápicos estejam presentes em bulas, o livro traz um compilado com informações mais acessíveis, “além de que no livro tem dados sobre princípios ativos e orientações de descarte”, complementa.

Publicar um livro ainda na graduação foi uma experiência de muito aprendizado para a acadêmica Maria Eduarda Hartog. “Foi muito legal, porque a ideia veio do professor e ele nos convidou para participar, então ver que o resultado do nosso trabalho saiu foi ótimo”, salienta.  São coautores da obra os alunos de pós-graduação: Anna Claudia Morais de Oliveira Capote, Evelyn Assis de Andrade, Isadora Machinski e Thais Leticia Moreira da Silva.  Os alunos de graduação: Alana de Paula Correia de Almeida, Aline Santos Sampaio, Cecília Cardozo Costa, Dara Louise Ramos de Oliveira, Debora Bueno, Guilherme Gonçalves, João Victor Reina, Maria Eduarda Hartog, Maria Fernanda de Quadros da Costa, Nicole Ribas Modesto da Silva, Rafaela Weiss Ferreira e Thaline Gabriele Leandro Monteiro. Também participaram como coautores os farmacêuticos Bruno Rodrigo Minozzo e Rodrigo Rezende Kitagawa.

O livro foi lançado pela Editora Atena e pode ser encontrado para download de forma gratuita.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE