PG recebe a primeira edição do DNA Cooperativo no Paraná
A cidade recebeu a primeira turma demonstrativa do DNA Cooperativo, no estado, na segunda-feira (21)
Publicado: 23/10/2024, 14:19
A cidade de Ponta Grossa recebeu a primeira turma demonstrativa do DNA Cooperativo, no estado, na segunda-feira (21). A iniciativa foi promovida pelo Sistema OCB em parceria com o Sistema Ocepar, a Unimed Paraná (Federação), a Unimed Curitiba, e a anfitriã, a Unimed Ponta Grossa. Dirigentes, cooperados e colaboradores participaram de uma experiência imersiva que abordou conteúdos relevantes sobre o cooperativismo de forma lúdica.
A coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Lourenço Goulart Festa, esteve presente no evento, representando o Sistema Ocepar e destacou a importância do DNA Cooperativo para o fortalecimento do Ramo Saúde. Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, e Joaci Medeiros, analista de Desenvolvimento de Cooperativas, ambos do Sistema OCB, também marcaram presença para contribuir com o enriquecimento do debate e das dinâmicas.
Para Débora, o DNA Cooperativo é mais do que uma simples formação, é uma verdadeira imersão nos valores do movimento. "Ao abordar a ligação entre o indivíduo e o coletivo, o programa enfatiza a relevância do cooperativismo no mundo atual e no Brasil, promove a cooperação e o desenvolvimento sustentável das comunidades", disse.
Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar histórias de suas cooperativas, em um ambiente colaborativo que reforça o propósito comum que une os cooperados. A realização do DNA Cooperativo no estado do Paraná é um marco importante para a disseminação dos valores do movimento, especialmente no setor de saúde, que desempenha papel fundamental na promoção do bem-estar social.
O PROJETO - O DNA Cooperativo é uma iniciativa do Sistema OCB voltada para a educação cooperativista, com o objetivo de preservar e fortalecer a identidade do cooperativismo no Brasil. O projeto oferece experiências com turmas de até 30 participantes, que combina aprendizado dinâmico e vivencial sobre os princípios, valores e a história do movimento. Por meio de atividades lúdicas e interativas, o programa incentiva tanto novos cooperados quanto colaboradores experientes a refletirem sobre como o modelo de negócios se conecta aos seus próprios propósitos.
O programa abrange os sete ramos do cooperativismo e é adaptável a diversas realidades. A formação busca motivar e engajar os integrantes, e proporciona reciclagem de conceitos essenciais e alinhamento de valores dentro das equipes. Além de conhecer o cooperativismo como modelo de negócios, os envolvidos são incentivados a se sentirem parte de um movimento maior, voltado para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Entre os principais benefícios do DNA Cooperativo, estão o alinhamento de princípios para novos e antigos membros, a promoção de maior conexão entre os participantes e a solidificação do cooperativismo como um agente transformador das realidades locais. (Sistema OCB).
Com informações da assessoria de imprensa.