Diocese de PG faz a abertura do Jubileu Ordinário 2025 | aRede
PUBLICIDADE

Diocese de PG faz a abertura do Jubileu Ordinário 2025

Mais de duas mil pessoas acompanharam a solenidade, que contou com peregrinação pelo Centro e Santa Missa, na Catedral Sant'Ana

Bispo Dom Bruno faz peregrinação ao lado do bispo emérito, Dom Sergio
Bispo Dom Bruno faz peregrinação ao lado do bispo emérito, Dom Sergio -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com presença de mais de 2 mil pessoas, a Diocese de Ponta Grossa realizou a abertura do Jubileu Ordinário, que acontece a cada 25 anos, na tarde deste domingo (29). A cerimônia iniciou com uma peregrinação de fiéis pelo Centro da cidade, seguida de uma Santa Missa.

A procissão teve início em frente da Reitoria do Sagrado Coração de Jesus, localizada na Igreja dos Polacos. De lá, os fiéis caminharam, fazendo  orações e preces próprias do Jubileu, até a Catedral Sant'Ana. O cortejo – de cerca de um quilômetro - passou pela Avenida Vicente Machado, a principal artéria da região central. O bispo emérito da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi, também participou da peregrinação.

Procissão teve início a partir da Igreja dos Polacos
Procissão teve início a partir da Igreja dos Polacos |  Foto: Colaboração/aRede.
 

De acordo com o bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, que presidiu a Santa Missa deste domingo, no contexto histórico e bíblico, no ano do Jubileu, quem era escravo, deixava de ser escravo, quem havia perdido sua propriedade, a readquiria, “mas, no ambiente de fé, é um convite à pessoa ao resgate daquilo que tinha perdido: uma pessoa que se distanciou da graça, se distanciou da fé, pode voltar”, ressaltou o bispo.

Dom Bruno lembrou ainda que o Jubileu Ordinário de 2025 e sua indicação de sermos peregrinos terá papel primordial na festa do centenário da Diocese de Ponta Grossa, comemorada em 2026. “São cem anos de caminhada de fé, de muitas histórias. Muitas pessoas passaram por aqui, foram pioneiros, pioneiros da fé, da cidade, gente que construiu essa história em torno da fé. Este ano, vamos visitar as casas e, nas casas que acolherem os missionários, vamos entrar, rezar e abençoar. Queremos ajudar as pessoas que têm fé, mas não tiveram a oportunidade de celebrar os sacramentos como batismo, primeira eucaristia, crisma ...Nas visitas, vamos relacionar as pessoas e, depois, fazer a preparação durante o ano para, em 2026, fazer um grande evento para acolher essas pessoas. Estamos nos preparando para um grande evento da nossa Diocese”, adiantou o bispo.

Mais de duas mil pessoas acompanharam a perigrinação
Mais de duas mil pessoas acompanharam a perigrinação |  Foto: Colaboração/aRede.
  

JUBILEU - Em 2025, a intenção do Jubileu é fazer dos mutirões de confissões em preparação para Páscoa, uma motivação para lucrar indulgência plenária. Ainda adoração ao Santíssimo Sacramento na quinta-feira Santa, peregrinações, no Domingo de Ramos e no Sábado Santo (motivar para que seja uma caminhada, uma peregrinação até o local da Santa Missa), que a coleta da Campanha da Fraternidade seja um gesto generoso, que servirá para promover a vida dos pobres; incentivo à participação na Via-Sacra, escolhendo um trajeto que simbolize uma peregrinação; celebração da Palavra com comunhão eucarística onde possível no Sábado Santo e obras de misericórdia e de penitência: Missões Populares), exercícios espirituais, formação à luz dos textos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica, visitas aos doentes, idosos em solidão, presos, pessoas com deficiências, entre outras ações.

Nas paróquias, a proposta é fazer organizar o mutirão de visitas missionárias em todas as famílias até a Quaresma de 2025. Na visita, levar a capelinha com a imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça; entregar para a família visitada um presente, uma imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, um sinal que lembre a visita e o tempo de Jubileu, entregar a oração pelo Centenário da Diocese; fazer um levantamento, um ‘censo paroquial’ sobre situação da família visitada, em relação a Catequese com adultos (Batismo, Eucaristia, Crisma e Matrimônio), convidando os casais que vivem juntos para a preparação para o Matrimônio e demais adultos, que irá do Tempo Pascal de 2025 até Quaresma de 2026. Na Páscoa de 2026, eles receberão os Sacramentos como um grande mutirão em vista do Jubileu da Diocese.

Santa Missa foi assistida por milhares de fiéis
Santa Missa foi assistida por milhares de fiéis |  Foto: Colaboração/aRede.
  

Da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE