Sanepar planeja finalizar obras e encerrar rodízio de água em 20 de março
Previsão é de que obras na adutora do Rio Pitangui, além de um poço artesiano, auxiliarão no abastecimento de água de Ponta Grossa
Publicado: 07/03/2025, 21:05

O racionamento de água em Ponta Grossa pode estar nos últimos dias. Com a conclusão das obras de ampliação do poço artesiano e da adutora do Rio Pitangui nos próximos dias, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) prevê que em 20 de março o rodízio de água, que vem afetando a população nas últimas semanas, seja finalizado.
Conforme apuração da equipe de Jornalismo do Portal aRede, se o cronograma de obras da Sanepar for mantido, “não havendo nenhuma intercorrência”, o abastecimento de água em Ponta Grossa deverá ser normalizado. A falta de água no município levou lideranças e diversas entidades a cobrarem explicações por parte da Companhia.
Inclusive, o Ministério Público do Paraná (MP/PR), o Procon de Ponta Grossa e a Câmara Municipal (CMPG) iniciaram ações contra a Sanepar - no caso do Poder Legislativo, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada para investigar a empresa. Até o momento, oitivas e documentações foram solicitadas pelos vereadores integrantes da Comissão.
PREVISÃO - Em nota encaminhada à equipe do Portal aRede, a Sanepar explicou os próximos passos para a normalização da falta de água em Ponta Grossa. Até isso ocorrer, outras manobras de racionamento deverão ser realizadas pela Companhia - até a publicação desta notícia, pelo menos até 13 de março há quais regiões da cidade ficarão sem água.
“As obras emergenciais para regularizar o abastecimento na cidade vem ocorrendo dentro do cronograma, com previsão de conclusão até 20 de março. Não havendo nenhuma intercorrência, com a conclusão destas melhorias, o abastecimento deve ser normalizado em todas as regiões”, comenta a assessoria de imprensa da Sanepar.
OBRAS PREVISTAS - Em 24 de fevereiro, em ‘prestação de contas’ na Câmara Municipal de Ponta Grossa, representantes da Companhia anunciaram a antecipação das obras no Rio Pitangui para março - o cronograma inicial era em abril. Com a conclusão, haverá um incremento mínimo de 7% ao sistema de abastecimento de água.
A obra, que inclui uma adutora de 700 milímetros, e que somará, ao seu término, 150 litros por segundo à produção, receberá uma solução intermediária, com um bombeamento na captação, trazendo um incremento entre 70 e 80 litros por segundo neste primeiro momento - as informações foram de Simone Alvarenga de Campos, gerente-geral da Sanepar,
Além dessa intervenção, a Companhia colocou em operação um poço, já existente, e que aduz 50 m³/h, para atender a uma parcela da população. Em uma segunda etapa, que também será finalizada até 20 de março, será substituída a bomba desta unidade, para aumentar sua capacidade para 250 m³/h.
CRONOGRAMA - Neste sábado (8), conforme a Sanepar, os bairros abaixo deverão ficar sem água: Centro, Jardim Carvalho, Palmeirinha, Órfãs, Vila Margarida, Vila Liane, Santa Mônica, Santa Lúcia, Mezzomo, Tânia Mara, Baraúna, Núcleo Monteiro Lobato, Jardim Aroeiras, Recanto Verde, Vila Castanheiras, Vila Nery, Vila Quero-Quero, Nova Ponta Grossa, Jardim Pontagrossense, Núcleo Bortolo Borsato, Parque Sabiá, Vila Borsato, Jardim Cachoeira, Cinto Verde, Jardim Centenário, Núcleo Pimentel, Parque Tarobá, Jardim Progresso, Vila São Francisco, Jardim La Fiori, Vila Berta, Jardim Primor, Núcleo David Federman, Vila Marumbi, Vila Bom Jesus, Vila Rubini, Vila UEPG, Vila Francelina, Vila Santa Rita, Antonio Dal Col, Vila Jóquei Clube, Residencial Tropeiros I e II, Vila Dal Col, Princesa dos Campos, Barbosa, Jardim Brasil, Vila Marina, Jardim Paraíso, Pacaembu.
Confira o novo cronograma da Sanepar acessando à notícia do Portal aRede clicando aqui.