Qualificação aborda acolhimento de pacientes com diabetes e obesidade
O tema foi abordado no Consórcio Interminucipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde)
Publicado: 06/05/2025, 18:00

O acolhimento de pacientes com diabetes e obesidade. Este foi o tema abordado durante nova capacitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde).
Endocrinologista, Gustavo Pupo, foi quem passou as orientações à equipe da Linha de Atenção à Saúde de Hipertensos e Diabéticos. “Abordamos a importância do atendimento humanizado, o estabelecimento de vínculo com o paciente e a escuta ativa”, resume Pupo, destacando que a comunicação deve ser clara.
Ações práticas, como medições, medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), aplicação de insulina e a periodização do acompanhamento, também foram repassados às equipes. Conforme o endocrinologista, hoje no Brasil, 1 em cada 10 pacientes adultos apresentam diabetes. São 20 milhões de pacientes com Diabetes do tipo 2 (DM2) e 600 mil com Diabete do Tipo 1 (DM1), sendo o 6º país com mais casos com DM2 e 3º em DM1.
“Estes números só tendem a aumentar nos próximos anos, devido aos hábitos ocidentais ruins, como sedentarismo, consumo excessivo de industrializados e risco ocupacional”, avalia o profissional.
Diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, destaca a importância de qualificar as equipes “Focamos na melhoria da qualidade do atendimento, na segurança do paciente e na eficiência do sistema de saúde”, ressalta. Para ela, profissionais qualificados atuam com ações que vão desde a prevenção de complicações, ao tratamento de doenças. “E ainda promovem a saúde e o bem-estar da população”, finaliza.
Com informações da assessoria de imprensa.