Prefeitura fará licitação de contratação integrada para obra do Lago II
Novo edital deve ser lançado no final deste mês, conforme a Administração Municipal, que justifica modelo da licitação a partir do argumento da complexidade do projeto
Publicado: 12/05/2025, 18:33

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, fará uma licitação de contratação integrada para selecionar a empresa que será responsável pelas obras do Lago de Olarias II. A previsão é de que a licitação seja lançada até o final deste mês de maio.
A Administração Municipal informa que uma equipe de servidores está dedicada no processo. O Executivo destaca que a obra necessita de um desassoreamento do Lago I, algo que o próprio secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, já havia explicado em entrevistas anteriores. O trabalho é complexo e por conta disso, a Prefeitura optará pelo modelo de contratação integrada. “Neste modelo de contratação, o vencedor fica responsável por realizar os projetos e executar a obra”, informa a Prefeitura Municipal.
O modelo de licitação integrada se mostra mais adequado, afirma a Prefeitura, por conta de mudança nos projetos que poderão ser feitas durante a execução da obra, para que haja mais agilidade. Dessa forma, a Administração destaca que realiza estudos necessários, documentos e autorizações para lançar a licitação até o final do mês de maio.
Em entrevista ao Portal aRede concedida ainda em fevereiro deste ano, o secretário Honesko, afirmou que a obra para execução do Lago II, em Olarias, teria um aporte financeiro na ordem de R$ 10 milhões.
PROJETO ANTERIOR - Uma licitação anterior havia sido lançada em 2023. A empresa vencedora chegou a iniciar as intervenções no local, mas a obra precisou ser interrompida. De acordo com Honesko, o assoreamento alterou o nível do Lago I e fez com que a água invadisse a área do Lago II, o que impossibilitou a continuidade dos serviços.
O secretário explicou que, diante da dificuldade de execução do projeto, o contrato foi rescindido "amigavelmente". O projeto do Lago II foi reestruturado e concluído no começo deste ano. Levando em consideração que o processo licitatório para escolha da empresa responsável pela execução do Lago II dure cerca de 60 dias, a previsão é que as obras tenham início entre agosto e setembro deste ano.
PROMESSA DE CAMPANHA - Durante o período eleitoral de 2024, Elizabeth Schmidt, já havia afirmado que não havia possibilidade de continuar com os trabalhos do Lago II sem esvaziar o Lago I. Cabe destacar que o projeto desse segundo lago foi elaborado antes mesmo de Elizabeth assumir o primeiro mandato como prefeita de Ponta Grossa.
Em uma das sabatinas realizada pelo Grupo aRede, Elizabeth foi questionada se a obra do Lago II ainda seria executada. A prefeita disse, na ocasião, que havia um novo projeto sendo elaborado para o Lago II, visando solucionar o problema. Mas ela explicou que a nova proposta custaria mais caro e por isso a empresa que venceu o primeiro processo licitatório para realizar o projeto inicial não iria continuar com a obra. Elizabeth também avisou que a Administração teria que fazer um novo edital de licitação, o que de fato ocorreu.