Agentes da Pascom de PG se encontram em formação anual | aRede
PUBLICIDADE

Agentes da Pascom de PG se encontram em formação anual

Encontro reuniu comunicadores de toda a Diocese. 35 paróquias enviaram agentes da Pastoral da Comunicação

O bispo Dom Bruno esteve com os mais de 180 pasconeiros
O bispo Dom Bruno esteve com os mais de 180 pasconeiros -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O bispo Dom Bruno Elizeu Versari lançou uma frase de impacto já nas primeiras palavras ditas aos comunicadores de toda a Diocese, reunidos em um encontro nesse domingo (18). “Estou vindo de uma celebração agora, onde aconteceu algo muito grave.... A ornamentação estava tão comunicativa, bonita, com todos os elementos que precisava comunicar, mas... eu não fotografei. Estava sem o meu celular! Isso não pode acontecer com vocês”, orientou, desfazendo o silêncio de apreensão que se instaurou. Foi a forma que o bispo encontrou para chamar a atenção para a importância do trabalho dos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) na Igreja.

“Eu estava lá para celebrar com eles. Mas, vocês precisam estar sempre com os olhos atentos! Contar as coisas bonitas que acontecem, a história que precisa ser resgatada. Nos Batismos, ir, solicitar autorização dos pais, fotografar a celebração, entregar duas ou três fotos para a família. É um momento importante. A paróquia pode bancar. É uma recordação e uma forma de aproximar as pessoas da Igreja”, sugeriu Dom Bruno. O bispo pediu também que os agentes da Pascom ajudem a elaborar os slides das missas. “Sempre lembrando que o altar é o centro de tudo. É preciso ter muito cuidado com o que está sendo projetado. Enquanto se faz uma coisa, não se faz outra”, disse, referindo-se a não dividir a atenção de quem está participando da celebração.       

O bispo passou parte da manhã, celebrou a missa e esteve com os representantes de 35 paróquias, do Setor Juventude, da Renovação Carismática Católica, da Liga Católica e seminaristas até o início da tarde, no encontro de formação e convivência para os comunicadores, realizado na Paróquia São Cristóvão, em Ponta Grossa. Mais de 180 agentes participaram. A palestra principal foi conduzida pelo padre Adilson Naruishi, assessor da Pascom do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que falou sobre ‘Comunicadores de Esperança’.

“A Pastoral da Comunicação é uma alavanca muito grande para a Igreja, para as pastorais, para os movimentos e para a vida da pessoa que quer viver a sua fé. Quando um grupo como esse reunido, vindo das mais diversas paróquias, das mais diversas realidades, não só das grandes igrejas, mas também das pequenas capelas de interior, que vive essa experiência do anúncio do Evangelho, a partir dos meios de comunicação. Isso mostra o quanto a nossa Igreja está no caminho certo.", finalizou Dom Bruno.

Ao final da missa foi prestada homenagem à jornalista Ivete Mazzure, responsável pelo Clube do Ouvinte da Rádio Sant’Ana e que coordenou a Pastoral da Comunicação por dez anos na Diocese. No período da tarde, os ‘pasconeiros’ participaram de oficinas sobre elementos de comunicação, que utilizam no dia a dia.

AVALIAÇÃO - O assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, padre Rodrigo Ribas, lembrava que o Encontro Diocesano de Comunicadores é sempre uma oportunidade de crescimento. “Todos os anos pensamos, como coordenação diocesana, em oferecer para os comunicadores da nossa Diocese, conteúdos que vão ao encontro das necessidades deles, nas realidades onde eles estão. É lá que eles são chamados a proclamar sobre os telhados aquilo que Deus sussurra aos ouvidos, (cf Mt 10, 27) inspirando-os e ajudando-os a colocar seus dons a disposição do Reino.  Esse ano, tivemos um número recorde de participantes, o que nos mostra o quanto o amor pela comunicação evangelizadora tem crescido. Que Deus abençoe a todos que dispuseram seu dia para estarem no encontro”, ressaltou o assessor.

Bárbara Gardin, coordenadora diocesana da Pascom, destacou que o momento foi uma continuidade dos encontros já realizados anualmente pela pastoral. “Seguimos o modelo de formação para contemplar reflexões sobre um tema importante aos comunicadores - neste ano o Jubileu da Esperança – e oficinas práticas de elementos que eles utilizam diariamente na missão. Tudo pensado visando aprimorar o conhecimento dos agentes e promover uma oportunidade de convivência fraterna. Com a fluidez de informações e o tempo acelerado em que vivemos, principalmente no espaço digital, precisamos de uma comunicação pastoral que não perca de vista a essência do que comunica, que é o Cristo, nossa esperança”, argumentou.

A coordenadora se mostrava feliz com a grande representatividade das Pascom's paroquiais, “um número bem expressivo de participantes. A missão, agora, é continuar formando as lideranças e os agentes, prestando o apoio necessário para que, cada vez mais, possam desenvolver em nossa diocese uma comunicação que brota do coração”, afirmou.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right