Festa do Divino é Patrimônio Imaterial de PG
É o primeiro ano dos festejos depois do reconhecimento
Publicado: 05/06/2025, 21:00

Todos os dias, às 15 horas, até o domingo (8), acontece a Novena do Divino em preparação à tradicional festa, que neste 2025 completa 24 anos. É o primeiro festejo depois do reconhecimento governamental que decretou a Festa do Divino Patrimônio Imaterial de Ponta Grossa, mediante a lei 13.694/2020, de 22 de julho de 2024. A festa começará às 9 horas de domingo, com a abertura das barracas.
“Foram muitos anos de luta para hoje ter o reconhecimento governamental e ver a Festa do Divino tombada como um patrimônio da nossa cidade. Foi muito importante para a Casa do Divino ter uma lei municipal que salvaguarda essa festa, pois o futuro é incerto. Até hoje, para essa festa acontecer dependia totalmente de mim financeiramente. Toda a estrutura, a divulgação, a organização. Se eu viesse a faltar, ela não aconteceria. Nesses 24 anos, venho com muita dificuldade financeira, todos os anos, realizando esse evento litúrgico católico, que propaga a fé e a devoção no Divino Espírito Santo”, comenta a coordenadora da Casa do Divino, Lídia Hoffmann Chaves.
De acordo com Lídia, esse é o primeiro ano da Festa do Divino como Patrimônio Imaterial. “A Secretaria Municipal de Cultura assumiu, junto com a Casa do Divino, esse evento, que faz parte da cultura, da religiosidade e da história do povo ponta-grossense. Quando o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural tombou a festa como um Patrimônio Cultural da cidade, a Secretaria de Cultura pode investir em um evento que é religioso, mas tombado como cultural. Então, neste ano, toda a estrutura - som, tendas, palco, luz, autorização e liberação do evento - é por conta deles, e, a organização e a realização da parte religiosa fica por conta da Casa do Divino”, explica Lídia.
“Quero agradecer especialmente o nosso secretário de Cultura, Alberto Portugal, que vem me apoiando e disponibilizando os recursos, principalmente, neste momento que estou enfrentando uma dolorosa limitação física”, enaltece a coordenadora, lembrando que, para a festa deste ano, foi iniciada, com recursos próprios, a pintura externa da Casa do Divino. O espaço não recebia manutenção desde 2015. Quem quiser contribuir para a festa e a restauração da Casa do Divino pode enviar doações em dinheiro pelo PIX casadodivino1882pg@gmail.com.
“A Casa do Divino e a Secretaria de Cultura se uniram para que essa festa seja um marco na história da religião e da cultura da nossa cidade”, garante Lídia.
Festa
No domingo, às 9 horas, acontecerá a abertura da Casa do Divino, com o funcionamento da lojinha com artigos do Divino: bandeirinhas, imagens, velas, fitinhas, medalhas, camisetas, além da barraca do café, pastel e bolo. A procissão com a imagem e as bandeiras do Divino está prevista para às 10h30. O cortejo seguirá para a Catedral Sant’Ana, onde será celebrada missa. Às 12 horas, haverá o almoço. No cardápio, galinhada, acompanhada de maionese. A porção serve duas pessoas. Os cartões podem ser comprados antecipadamente e no dia da festa, a R$ 40.
Às 13 horas, iniciam as apresentações musicais. Às 15 horas, será celebrada a última novena. Às 16h15, começa o bingo, seguem os shows, inclusive, com baile, e, às 19 horas, os festeiros do Divino se despedirão. Durante todos os dias, está sendo vendido pastel, bebidas e bolos. Os festejos tem o apoio da Catedral Sant’Ana. A Casa do Divino fica na Rua Santos Dumont, 524, no centro. Mais informações pelo (42)99956-4884.
Com informações de assessoria de imprensa