Aliel Machado aponta tarifaço de Trump como ataque ao Brasil
Para o deputado, a decisão do presidente dos EUA reflete um temor diante da crescente articulação dos países do BRICS
Publicado: 10/07/2025, 17:11

O deputado federal Aliel Machado (PV) publicou um vídeo nas redes sociais, na última quarta-feira (09) em que se manifesta sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. Como membro da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, o parlamentar indica a decisão como unilateral e aponta a medida como um ataque ao país.
Aliel lembra que o anúncio do tarifaço ocorre dias após a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro. O grupo reúne países membros que buscam estabelecer cooperações econômicas. Já na época do encontro, Trump havia dito que as nações-membro seriam taxadas em 10%.
“Agora ele anuncia uma super tarifa de 505 dos produtos de exportação brasileira, o que não se justifica economicamente, já que os Estados Unidos são superavitários na balança comercial. Eles mais exportam para o Brasil do que importam”, avalia o deputado. Para Aliel, a decisão de Trump reflete um temor do presidente dos EUA diante da articulação dos países do BRICS.
“Não podemos aceitar esse ataque que foi feito de maneira desproporcional e que vai afetar a vida de muita gente. Vamos defender nossas soberanias e instituições”, afirma. O parlamentar ainda destaca a existência da Lei da Reciprocidade. “Temos o dever de responder na mesma moeda para defender o interesse nacional”, completa.