Aliel Machado aponta tarifaço de Trump como ataque ao Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Aliel Machado aponta tarifaço de Trump como ataque ao Brasil

Para o deputado, a decisão do presidente dos EUA reflete um temor diante da crescente articulação dos países do BRICS

Aliel Machado é filiado ao Partido Verde (PV)
Aliel Machado é filiado ao Partido Verde (PV) -

Matheus Gaston

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PV) publicou um vídeo nas redes sociais, na última quarta-feira (09) em que se manifesta sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. Como membro da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, o parlamentar indica a decisão como unilateral e aponta a medida como um ataque ao país. 

Aliel lembra que o anúncio do tarifaço ocorre dias após a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro. O grupo reúne países membros que buscam estabelecer cooperações econômicas. Já na época do encontro, Trump havia dito que as nações-membro seriam taxadas em 10%.

VÍDEO
Confira o depoimento de Aliel Machado | Autor: Divulgação.
  

“Agora ele anuncia uma super tarifa de 505 dos produtos de exportação brasileira, o que não se justifica economicamente, já que os Estados Unidos são superavitários na balança comercial. Eles mais exportam para o Brasil do que importam”, avalia o deputado. Para Aliel, a decisão de Trump reflete um temor do presidente dos EUA diante da articulação dos países do BRICS.

“Não podemos aceitar esse ataque que foi feito de maneira desproporcional e que vai afetar a vida de muita gente. Vamos defender nossas soberanias e instituições”, afirma. O parlamentar ainda destaca a existência da Lei da Reciprocidade. “Temos o dever de responder na mesma moeda para defender o interesse nacional”, completa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right