Grupo aRede lança novos projetos e conteúdos editoriais em agosto | aRede
PUBLICIDADE

Grupo aRede lança novos projetos e conteúdos editoriais em agosto

Novidades contemplam o lançamento de dois novos produtos comerciais, sendo um deles na área gastronômica e outro no setor do agro, além duas novidades editoriais. Projetos estão sendo apresentados para agências no ‘Café com Mídia’

Principais novidades comerciais ficam por conta da Expedição A Força do Agro e do Comes e Bebes
Principais novidades comerciais ficam por conta da Expedição A Força do Agro e do Comes e Bebes -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Maior portal de notícias do interior do Paraná, o Portal aRede anuncia uma série de novidades para o segundo semestre. São novos projetos de âmbito comercial e editorial, que serão colocados em prática já a partir deste mês de agosto. Entre eles estão a PG Competitiva, tradicional publicação em alusão ao aniversário da cidade; o Comes e Bebes, que irá destacar o que há de melhor no setor gastronômico da cidade e região; e o lançamento da Expedição A Força do Agro, que irá percorrer propriedades rurais de toda a região. E sem falar da reativação do ‘Conselho da Comunidade’, para levantar e debater temas relevantes; e do ‘Papo de Mercado’, um podcast que trará novidades sobre o setor empresarial da cidade.

No caso da Revista PG Competitiva, o Grupo aRede está trabalhando na elaboração de sua 15ª edição da publicação, a qual será encartada junto à edição especial do Jornal da Manhã do aniversário de Ponta Grossa, celebrado dia 15 de setembro, e que circulará no dia 13 de setembro (sábado). O tema escolhido para este ano foi Inovação e Logística. “Estamos explorando duas áreas que são muito fortes no setor econômico de Ponta Grossa. O setor logístico abrange as transportadoras, as grandes empresas do segmento de armazenagem, especialmente pela localização que Ponta Grossa ocupa e pelo pool de empresas que tem, principalmente no setor industrial. E a inovação, que perpassa todos os segmentos e atende a uma demanda de investimentos em tecnologia”, detalha o diretor do Grupo aRede, Eloir Rodrigues.

A exemplo do modelo adotado no Anuário Caminhos dos Campos Gerais, o ‘Painel Digital PG Competitiva’ precederá a publicação da revista, trazendo entrevistas com representantes dessas grandes empresas que atuam no setor logístico ou investem e são referência em tecnologia. Essas entrevistas já foram iniciadas e serão exibidas em uma webserie, com o Painel Digital, a partir desse mês de agosto. “Então os empresários e diretores dessas empresas daqui de Ponta Grossa irão destacar cases relacionados à inovação e tecnologia, mostrando por que as empresas da nossa região se destacam nesses dois quesitos”, acrescenta.

Comes e Bebes - O próximo projeto do cronograma do Grupo aRede é o ‘Comes e Bebes’, que também será publicado em 2025, no último trimestre. Com esse projeto, a equipe do Grupo aRede vai percorrer os estabelecimentos ligados ao setor gastronômico da cidade, para mostrar todos os diferenciais dos locais e seus principais produtos, seja comida ou bebida. “Nós vamos para os bares, lanchonetes, hamburguerias, pizzarias, churrascarias, mostrando os diversos tipos de gastronomia, como italiana, japonesa, árabe, mexicana, portuguesa... Também em choperias, drikerias, cafés, mostrando opções de tortas, doces, salgados, cafés, enfim...”, explica Rodrigues.

A partir dessa visitação aos estabelecimentos, também será produzida uma webserie, com produção audiovisual completa, e a partir dessa visitação, também divulgada nas redes sociais do Grupo aRede e no Jornal da Manhã, será produzida a revista ‘Comes e Bebes’. “Essa revista vai reportar essa expedição, oferecendo para nosso público um guia do que encontrar e o que comer e beber na cidade. Ela vai ser publicada no final de novembro, encartada com o Jornal da Manhã, justamente porque entre novembro e janeiro são meses de festas, a temporada de verão”, reforça o diretor do Grupo aRede.

Expedição A Força do Agro - Outra grande novidade é a Expedição A Força do Agro, um projeto para 2026, mas que já começa com a captação de parceiros. “Nossa ideia é percorrer algumas das principais propriedades do agronegócio nos Campos Gerais, mostrando o que faz do agronegócio regional uma referência para o Paraná e para o Brasil”, antecipa Rodrigues. Esse trabalho será publicado em três fases: uma webserie, um Painel Digital e a elaboração do próximo Livro-Anuário Caminhos dos Campos Gerais, que chegará à sua 17ª edição.

"Nossa ideia é percorrer algumas das principais propriedades do agronegócio nos Campos Gerais, mostrando o que faz do agronegócio regional uma referência para o Paraná e para o Brasil"

Eloir Rodrigues Diretor do Grupo aRede
 

Até dezembro, a Expedição A Força do Agro buscará os parceiros comerciais, para fazer um mapeamento das empresas rurais, e então será elaborado o cronograma de visitações. As gravações começarão em 2026. “É quando nós vamos efetivamente a campo, com veículo próprio e equipe própria. Vamos percorrer as propriedades e fazer as entrevistas com os proprietários, os produtores, para mostrar e registrar esses cases de sucesso que nós temos do agro aqui na região”. Nesse mesmo período, acontecem as entrevistas do Painel Digital, com empresas que mostrarão seus produtos e alternativas aos produtores. A partir de abril, começa a veiculação da webserie e das entrevistas no Portal, em suas redes sociais e no Jornal da Manhã. “Para finalizar, faremos o lançamento do próximo anuário, o qual vai documentar a expedição e reportar tudo que encontramos no campo”, conclui Rodrigues.

CONSELHO DA COMUNIDADE -  Na área editorial, o Grupo aRede vai criar o ‘Conselho da Comunidade’, composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, que vão discutir e debater temas relevantes para a sociedade. Esse projeto já existia no Grupo aRede: ele funcionava no Jornal da Manhã, na década passada, com um corpo fixo de especialistas que expunham suas opiniões sobre os assuntos propostos pela publicação.

“A ideia, dentro de uma linha de jornalismo público que sempre adotamos, é inverter um pouco a lógica do jornalismo, da Agenda Setting, que é a teoria de que a mídia só impõe os temas à sociedade para pessoas pensarem, repercutirem e discutirem. Então queremos que a comunidade cumpra o seu papel, traga temas e também ajude a pautar o que é para ser notícia”, relata Eloir Rodrigues.

Esse Conselho será composto por pessoas representativas de segmentos como das áreas empresarial, saúde, direito, engenharia, segurança pública, urbanismo, educação, entre outras diversas. Com isso, toda semana o Portal aRede e o Jornal da Manhã vão trabalhar com um tema especial durante a semana, abordando questões que são relevantes para a cidade e para a região, que estão em evidência no estado e no país. “Vamos trazer reportagens sobre esses temas e vamos oferecer esses temas para serem debatidos em total liberdade, total independência, pelos membros do Conselho”, diz o diretor do grupo.

Na época do Conselho da Comunidade no Jornal da Manhã, esses temas eram debatidos através de artigos, mas agora suas opiniões serão expostas em vídeos, explica Rodrigues. “Eles vão ser trabalhados diariamente nas nossas redes sociais. É uma forma de agregar mais conteúdo, com o Jornal da Manhã e o Portal aRede ocupando seu espaço de emplacar discussões e abordar temas que são sensíveis à comunidade”.

PAPO DE MERCADO - A outra novidade editorial fica com a volta do Grupo aRede em outro formato de comunicação: o podcast. Será o retorno a esse modelo, já explorado em forma de notícias há alguns anos, mas que agora tem um foco específico, no mundo empresarial. Será o podcast “Papo de Mercado”, que terá a apresentação do jornalista Fernando Rogala, a ser lançado em agosto e publicado três vezes na semana, com entrevistas curtas, entre 10 e 15 minutos, sobre diversos temas relacionados à economia regional.

“Vamos dar espaço aos empresários e diretores de empresas, dos mais diversos segmentos, para que possam falar das novidades dos seus negócios, expansão, novos produtos, tanto do comércio, da indústria, do setor de serviços, enfim, toda a atividade econômica”, explica o diretor do Grupo aRede, Eloir Rodrigues.  

O podcast também abordará temas como novas empresas, pesquisas, novas estratégias, expansão de negócios, geração de empregos, perfil do profissional, mercado de trabalho, né, mercado de trabalho, recursos humanos, entre outras temáticas. “Será um espaço específico como uma forma também de incentivar e valorizar o setor econômico, que gera empregos e gera riquezas para Ponta Grossa e região”, conclui Eloir Rodrigues.

Café com Mídia - Todas essas novidades estão sendo apresentadas, em primeira mão, para as agências de publicidade e produtoras no ‘Café com Mídia’, em uma iniciativa inédita, com um evento personalizado para cada agência, realizando uma aproximação com eles. “A ideia é mostrar ao pessoal que trabalha na criação, na captação de anunciantes, que não produzimos só notícias, mas temos um leque de projetos em diversas áreas, com possibilidade de investimentos publicitários além do Portal e do Jornal, como o Vamos Ler, Viver Bem, Painéis Digitais, e apresentando esses novos projetos”, destaca Eloir Rodrigues.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right