Hospital para povos indígenas Yanomami foi fornecido por empresa de PG
Espaço Smart, empresa ponta-grossense, é responsável pela execução do projeto da UBS CUFA, na Terra Yanomami
Publicado: 11/08/2025, 17:22

O primeiro hospital para comunidades Yanomami for fornecido por uma empresa de Ponta Grossa, na sede da Espaço Smart, empresa pioneira na tecnologia Steel Frame. A expectativa de inauguração do Centro de Referência em Saúde Indígena em Surucucu, no Estado de Roraima, está prevista para setembro deste ano, e a obra deve conter 1.185 m² de área construída.
Segundo informações da Espaço Smart, o método autoral substitui tijolos por aço galvanizado cortado e organizado com dimensões compatíveis aos compartimentos que levarão os componentes da obra até a comunidade, em meio à floresta, visto que não existe acesso por terra. "A escolha também foi feita pensando nos atributos inerentes ao Steel Framing, que permite uma construção mais ágil, limpa e eficiente, características essenciais para obras em regiões remotas. E, neste caso, também visando o respeito ao território", publicou Ana Claudia Thomaz, responsável pela estratégia da empresa.
O primeiro hospital da Terra Yanomami deve levar acesso, dignidade e saúde para mais de 10 mil indígenas em aproximadamente 60 comunidades. O projeto foi idealizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista. Segundo Lucas Costa, representante da CUFA, o projeto deve contribuir para a reparação de uma das maiores crises humanitárias que os povos indígenas já sofreram na história recente do Brasil. "O projeto conta com salas de atendimento, alojamentos, refeitórios, sistemas de abastecimento de água, saneamento básico e tratamento de resíduos. Toda a estrutura foi planejada para garantir o funcionamento contínuo da unidade de saúde e oferecer dignidade à população indígena.", pontua Ana Claudia, representante da Espaço Smart.
Em publicação no Instagram, a Espaço Smart divulgou que os desafios logísticos da obra são enormes, mas que o problema só foi possível de ser solucionado por conta do sistema Light Steel Frame. O projeto é assinado por José "Zé" Roberto Vieira de Moraes @robertostartsteel, que afirma que o trabalho está contribuindo com a mudança da realidade dos indígenas Yanomami.

No ano passado, a Agência Câmara de Notícias ouviu e compartilhou a indignação dos povos Yanomami, que tinham como principal dificuldade a superação dos desafios da crise humanitária que os afetou. “O Governo Federal tem cuidado sim, tem feito sim pelo povo Yanomami, só que não chega, não se vê, essa realidade é triste para o meu povo”, disse Beto Goés, Representante da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes. “Sabemos que este governo injetou verba federal para a saúde Yanomami, cadê o resultado, principalmente em Roraima?”, questionou à Câmara de Deputados.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os investimentos feitos em território Yanomami têm contribuído para o aumento de profissionais da saúde atuando na área, chegando a 1.700 mil, um aumento de 158% desde 2023. Além da iniciativa do Centro de Referência em Saúde Indígena de Surucucu, o Ministério da Saúde afirma ter ampliado o atendimento à população Yanomami com o Hospital de Retaguarda, bem como a implantação da Telessaúde.
De acordo com a Espaço Smart e a CUFA, a obra é muito mais do que engenharia. "É um marco de acessibilidade, dignidade e saúde para o povo Yanomami. Uma obra complexa, no coração da Amazônia, com desafios logísticos enormes e que só foi possível com o sistema Light Steel Frame: rápido, leve, sustentável e inteligente”, explica Rodrigo Macedo Brandão, Gerente de Marketing da Espaço Smart. Em nota, a Espaço Smart, empresa ponta-grossense, afirma ter orgulho em fazer parte da iniciativa e deve seguir com a obra conforme normas técnicas e de segurança.

De acordo com o Lucas Costa, da CUFA, o hospital em terras Yanomami é mais que uma obra, ele representa um novo capítulo de respeito e reparação. "É um gesto de cuidado e reconhecimento a um povo originário que resiste há séculos e que, agora, começa a receber o que sempre foi seu por direito: vida com dignidade". A Espaço Smart tem orgulho de ser parte dessa iniciativa, que mobiliza o futuro com consciência e humanidade, e segue acompanhando a obra de perto para garantir que cada etapa seja executada conforme as normas técnicas e de segurança.