Sob a sombra da oliveira, Diocese de PG inicia Semana da Família
Na Catedral Sant'Ana, fiéis penduraram memórias em oliveira sexagenária durante missa presidida por Dom Bruno

Na manhã de domingo, 10 de agosto, a Catedral Sant’Ana em Ponta Grossa reuniu fiéis para a celebração de abertura da Semana Nacional da Família, presidida por Dom Bruno Elizeu Versari, bispo diocesano e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB. Sob o tema “É tempo de Júbilo em nossa vida”, inspirado no lema bíblico “Ora, a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5), a missa destacou a importância da união familiar.
“Precisamos fortalecer os princípios e valores na vida dos filhos, ensinar a oração, rezar e ir à missa em casal e em família fortalece os vínculos”, afirmou Dom Bruno, segurando o subsídio Hora da Família 2025.
GALERIA DE FOTOS
A Semana Nacional da Família é marcada por encontros, formações, momentos de oração e gestos concretos de evangelização. Um tempo especial para colocar a família no centro da missão da Igreja.
Para apoiar as famílias na celebração destes encontros, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) elaborou o subsídio Hora da Família 2025, que está disponível para aquisição. O material contém sete encontros: o primeiro aborda “É tempo de júbilo em nossa vida”, seguido por reflexões sobre o júbilo na vida, na comunidade e no matrimônio, além do jubileu na Igreja, o júbilo na vocação e, por fim, “Maria, mãe da esperança, caminha conosco”. O subsídio é uma proposta para rezar com as famílias e pelas famílias.
SÍMBOLO DE RESILIÊNCIA - Próxima ao altar, uma árvore, símbolo de resiliência, um pé de Oliveira com mais de 60 anos, recebeu fotografias trazidas pelos fiéis, representando suas famílias. “A oliveira representa a resiliência, vamos também ser resilientes em nossa fé”, disse o bispo. “Famílias, sejam resistentes. Nós acolhemos todos vocês aqui embaixo da sombra, da graça e da proteção do nosso Deus”.
Ao final da celebração, Dom Bruno concedeu uma bênção especial aos pais, reforçando: “Promover a família é uma grande graça e bênção de Deus”. E completou: “Vale a pena investir na família para que ela seja o tesouro, para que de fato ali esteja também o coração”.
Informações: Diocese de Ponta Grossa.




























