Prefeitura de PG sanciona lei que atualiza Planta Genérica de Valores | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de PG sanciona lei que atualiza Planta Genérica de Valores

Valido a partir de 2026, instrumento será atualizado após 47 anos de defasagem

Instrumento serve como base para o cálculo do IPTU
Instrumento serve como base para o cálculo do IPTU -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura Municipal sancionou, nesta segunda-feira (25), a Lei nº 15.585, referente a nova Planta Genérica de Valores do Município de Ponta Grossa. O documento, que passará a ter impacto efetivo a partir de 1º de janeiro de 2026, afeta diretamente no valor no cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em cada imóvel na cidade.

Com a aprovação, o valor cobrado do IPTU em Ponta Grossa sofrerá um aumento a partir do próximo ano. Inicialmente, este aumento poderia ser de até 50%. Após revisão, a Câmara Municipal de Ponta Grossa propôs que o valor do aumento não ultrapassasse os 30%, com exceção em casos onde ocorrem alterações nas características físicas ou na destinação do imóvel, acrecido da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado. A mudança visou não impactar ‘muito’ o bolso do ponta-grossense.

Além disso, para corrigir a defasagem histórica da Planta Genérica de Valores (PGV), o legislativo também aprovou o aumento gradativo de até 20% entre os anos de 2027 a 2037, conforme exigido pelo Tribunal de Contas do Paraná.

Ainda visando evitar uma nova defasagem no PGV, o Poder Executivo Municipal (Prefeitura) deverá encaminhar até o Legislativo (Câmara), um projeto de Lei com propostas de revisão da Planta Genérica.  Este documento deverá ser enviado no segundo ano de casa legislatura.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right