Dra. Erika Zanoni fala sobre Agosto Lilas e violência na Câmara de PG
A zoóloga explicou a relação existente entre a violência cometida contra animais com a violência realizada contra pessoas em vulnerabilidade
Publicado: 28/08/2025, 00:30

Na sessão ordinária dessa quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), recebeu a Dra. Érika Zanoni Fagundes, que atua como Médica Veterinária em Ponta Grossa. Durante sua fala, a profissional falou sobre a Teoria do Link, que considera que indivíduos que são violentos com animais, em algum momento serão violentos com outras pessoas e cobrou medidas do legislativo no combate contra a violência com animais.
De acordo com Érika, a Teoria do Link está relacionada com a violência doméstica, e pesquisas demonstram que mais de 70% de mulheres que sofreram algum tipo de violência por parte de seus companheiros, em algum momento presenciaram ele sendo violento com animais. “O FBI utiliza a teoria do link em suas investigações, já que em pesquisas internas apontam essa correlação entre 70 a 90% nos casos de violência. Ou seja, se é violento com animais, será violento com pessoas”, explica.
Érika destaca que a violência com animais é a ponta do iceberg para um problema mais complexo, que é a violência contra as mulheres e cobrou do legislativo medidas que promovam a conscientização desse problema. “Muitas vezes a violência contra os animais é negligenciada, e vista como um problema isolado, só que uma pessoa violenta com animais, vai cometer violência contra as mulheres e crianças, por isso o problema tem que ser resolvido desde os pequenos indícios”, defende.
SOBRE A TEORIA DO LINK - A Teoria do Link, ou Teoria do Elo, é um estudo que realiza uma correlação entre maus-tratos a animais e também a violência cometida contra pessoas em situação de vulnerabilidade (idosos, crianças, mulheres). Esta teoria destaca que indivíduos que realizam agressões contra animais possuem uma maior probabilidade de cometer atos de violência contra outras pessoas, especialmente pessoas vulneráveis, principalmente como uma forma de obter controle e submissão no ambiente que ocorre a violência doméstica.
CONSELHO DA COMUNIDADE - A Dra. Erika Zanoni é uma das membras do projeto 'Conselho da Comunidade', desenvolvido pelo Grupo aRede. Toda semana, a zoóloga e mais 13 pessoas debatem sobre vários assuntos relacionados a cidade de Ponta Grossa e o estado do Paraná. Para acompanhar as novas matérias do Conselho da Comunidade, basta clicar aqui.
Com informações da Assessoria de Imprensa e do repórter Lucas Ribeiro.