Prefeitura contesta paralisação e cita 'caráter político' em ação do Sintropas
Poder Executivo também afirma que movimento "prejudica diretamente a população de Ponta Grossa"
Publicado: 28/08/2025, 13:36

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) encaminhou uma nota ao Portal aRede, contestando a paralisação de 1 hora no transporte coletivo do Município, nesta quinta-feira (28) - veja a notícia clicando aqui. Conforme o Poder Executivo, a mobilização do Sintropas, que representa a categoria, "carece de fundamento real, revelando-se desprovida de legalidade e com nítido caráter político".
De acordo com o comunicado, dos 20 pedidos apresentados pelo Sintropas à Viação Campos Gerais (VCG), 14 já foram atendidos. Além disso, destaca que não há salários atrasados "nem qualquer advertência contra motoristas por descumprimento de horários", explica ao Portal aRede. Confira abaixo a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Ponta Grossa informa que acompanha de perto a paralisação promovida por parte dos trabalhadores do transporte coletivo.
Conforme já divulgado pela Viação Campos Gerais (VCG), dos 20 pedidos apresentados pelo sindicato, 14 já foram atendidos, não existindo salários atrasados nem qualquer advertência contra motoristas por descumprimento de horários. Portanto, a mobilização carece de fundamento real, revelando-se desprovida de legalidade e com nítido caráter político.
A Administração Municipal reforça que o movimento prejudica diretamente a população de Ponta Grossa, que depende diariamente do transporte coletivo para se deslocar, colocando os interesses políticos do sindicato acima do direito de ir e vir dos cidadãos.
O Município já determinou o encaminhamento de ofício à concessionária para que sejam descontados dos repasses os valores referentes às linhas paralisadas, de forma a resguardar o interesse público.
A Prefeitura reafirma seu compromisso em continuar trabalhando pela melhoria contínua do transporte coletivo e orienta os usuários a acompanharem, pelos canais oficiais, a normalização gradativa dos serviços".
PARALISAÇÃO - O Terminal Central de Ponta Grossa teve a interrupção na circulação dos ônibus na manhã desta quinta-feira (28). A 'greve' iniciou às 12h e durou aproximadamente 1 hora, encerrando às 13h. Durante este período, os motoristas, junto do sindicato, reivindicavam melhorias nos itinerários do serviço público.
Em entrevista ao Portal aRede - assista abaixo, o presidente do Sintropas, 'Luizão', afirma que a VCG e a Prefeitura não estão atendendo todas as necessidades dos funcionários do transporte coletivo. Além disso, ele reforça que a paralisação começou nesta quinta-feira (28) e outras poderão ocorrer nas próximas horas e em outros dias.
VIAÇÃO CAMPOS GERAIS - A concessionária responsável pelo serviço público, a VCG, também encaminhou uma breve nota ao Portal aRede falando sobre a paralisação. Segundo a Viação, ela está "em conversas" com o Sintropas, para que esse movimento seja breve e não comprometa as operações do transporte coletivo.
Outras informações sobre o retorno da circulação dos ônibus estão disponíveis na notícia do Portal aRede clicando aqui.