Com 45 toneladas, Maria Fumaça será realocada ao Sesc Estação Saudade em PG | aRede
PUBLICIDADE

Com 45 toneladas, Maria Fumaça será realocada ao Sesc Estação Saudade em PG

Sesc PR abriu edital para contratação de empresa especializada na revitalização da locomotiva história do município

Empresa deve realizar a retirada da locomotiva e do tender da antiga Estação Paraná – que juntos pesam, aproximadamente, 45 toneladas
Empresa deve realizar a retirada da locomotiva e do tender da antiga Estação Paraná – que juntos pesam, aproximadamente, 45 toneladas -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Sesc PR abriu o Edital de Concorrência nº 102/25 para a contratação de empresa especializada na revitalização da locomotiva histórica Maria Fumaça nº 250 e de seu tender, que passarão a compor o espaço da unidade Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa. O investimento previsto é de até R$ 1,39 milhão, com prazo máximo de execução de 12 meses.

A licitação será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço global, em regime de empreitada por preço global. A sessão pública de abertura das propostas ocorrerá no dia 10 de outubro de 2025, às 14h, na sede do Sesc PR, em Curitiba. Empresas interessadas podem acessar o edital completo e seus anexos AQUI ou retirá-lo na sede da instituição.

A Maria Fumaça nº 250 é parte do patrimônio ferroviário do Paraná e símbolo da memória cultural da região dos Campos Gerais. Sua revitalização tem como objetivo resgatar a importância histórica da ferrovia para o desenvolvimento econômico e social do estado, além de criar um novo espaço de fruição cultural e turística no Sesc Estação Saudade. O projeto prevê restauração estética e técnica da locomotiva e de seu tender – antigo vagão utilizado para transportar água e carvão – , garantindo preservação e condições adequadas de exposição.

De acordo com a gerente da unidade, Mônica Diniz de Souza, caberá à empresa vencedora a retirada da locomotiva e do tender da antiga Estação Paraná – que juntos pesam, aproximadamente, 45 toneladas, levá-los até uma oficina para ocorrer o processo de revitalização, reconstrução de chaparia, pintura padrão, reposição e produção de peças e, posterior, realocação na atual Estação Saudade. “As empresas que vão participar do processo precisam apresentar atestado de capacidade técnica confirmando que já executaram serviços semelhantes e que têm condições de executar o que o nosso edital solicita. Desde que o decreto de outorga foi assinado pela prefeitura, em outubro de 2023, realizamos de maneira minuciosa uma pesquisa e o Sesc PR contratou empresa especializada para fazer um levantamento histórico e técnico da locomotiva e do tender para que pudéssemos, enfim, publicar o edital de revitalização”, disse a gerente.

De acordo com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, a locomotiva “é um patrimônio que marcou gerações e agora será preservado com todo cuidado que merece. É a nossa história, nossa identidade e a nossa cultura ferroviária sendo valorizadas”,declarou em suas redes sociais.

Com essa iniciativa o Sesc PR reforça seu compromisso com a preservação da memória e a valorização da cultura, unindo tradição e inovação no fortalecimento da identidade regional. Informações adicionais sobre o edital podem ser obtidas pelos telefones (41) 3304-2172 e 3304-2202 ou pelo e-mail comissao.licitacao@sescpr.com.br.

SESC ESTAÇÃO SAUDADE - Tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, o edifício da Estação Saudade, de propriedade do município de Ponta Grossa, foi cedido ao Sesc PR – por meio da Lei Municipal nº 12.465, de 2016 –, por 25 anos, renovável por igual período. A instituição foi responsável pelas obras de restauro do prédio, e a unidade Sesc Estação Saudade foi  inaugurada em 16 de dezembro de 2019, ano em que também se comemoraram os 120 anos da primeira viagem de trem a partir da Estação Ponta Grossa.

A unidade cultural Sesc Estação Saudade tem 2.748m2 de área construída para receber a população com programação cultural variada, incluindo ações de cinema, música, teatro, dança, biblioteca, exposições, museu, além dos cursos de qualificação profissional na área de gastronomia e hospitalidade e o Café Escola Senac.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right