Sandro Alex se posiciona a favor da proposta de anistia
O deputado não deixou o cargo de secretário para participar da votação, mas disparou: 'se for necessário na votação do projeto eu estar como deputado, eu estarei'
Publicado: 18/09/2025, 10:27

Após a aprovação de urgência do Projeto de Lei 2162/23, que trata da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos a partir de 2022, o deputado federal e atual secretário de Estado, Sandro Alex (PSD-PR), publicou nas redes sociais seu posicionamento a favor da proposta.
No post, o parlamentar destacou que a punição deve ser justa aos envolvidos no 8 de janeiro: “A punição deve ser justa e proporcional, princípio este que se manifesta na aplicação da sanção à gravidade da infração ou do crime cometido, evitando excessos e assegurando o respeito à dignidade humana”, escreveu.
Indagado pelo Portal aRede, Sandro Alex explicou que não deixou temporariamente o cargo de secretário para participar da votação, mas esteve no plenário acompanhando o debate.
“As pessoas estavam cobrando o meu posicionamento sobre o assunto. Até porque ontem não foi o projeto que foi votado, foi a urgência. Se for necessário na votação do projeto eu estar como deputado, eu estarei”, disse.
Nas redes sociais, o posicionamento do deputado dividiu opiniões. A aprovação da urgência contou com 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. O texto-base ainda será definido após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nomear um relator, o que deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (18). O relator apresentará uma versão que consiga apoio da maioria.