Satélite Cultural recebe premiação no Prêmio Gestor Público do PR | aRede
PUBLICIDADE

Satélite Cultural recebe premiação no Prêmio Gestor Público do PR

Projeto da Prefeitura de Ponta Grossa, desenvolvido através da SMC, está entre os 35 escolhidos

Oficinas de capoeira estão entre as atividades desenvolvidas pelo Satélite Cultural
Oficinas de capoeira estão entre as atividades desenvolvidas pelo Satélite Cultural -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Projeto Satélite Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, está entre os 35 premiados na 13ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR). A comissão julgadora concluiu o processo de avaliação na semana passada. A cerimônia de encerramento e premiação acontece no dia 21 de outubro, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

O PGP-PR é uma iniciativa estadual que reconhece e divulga boas práticas da gestão pública municipal, com foco em projetos inovadores, criativos e capazes de gerar desenvolvimento social e melhorias nos serviços oferecidos à população. O objetivo é destacar projetos de administração municipal que tragam impacto positivo para os cidadãos. Todos os municípios paranaenses podem participar. A cada ano, a premiação adota um tema central. Em 2025, o foco foi “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”, reforçando a importância de iniciativas que promovam a igualdade de acesso a direitos e serviços.

O prêmio é idealizado e realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep). O PGP-PR conta ainda com apoio de diversas instituições estaduais, entre elas estão a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Ministério Público de Contas (MPC-PR).

SOBRE - O Satélite Cultural é o maior programa de transformação e descentralização da cultura em Ponta Grossa. O projeto envolve diversas oficinas de artes visuais, dança, música e teatro que percorrem diferentes bairros da cidade. Desenvolvido por articuladores culturais, está aberto gratuitamente a toda a comunidade interessada em participar. Os articuladores são contratados via edital, atuando como bolsistas, para levar as atividades escolhidas até as comunidades e, assim, promover a alfabetização cultural popular.

O programa foi aprovado como lei (Lei 14.704) no ano passado e recebe chancela do ecossistema Vale dos Trilhos, projeto municipal voltado ao desenvolvimento de atividades de inovação. Essa parceria reforça a visão de descentralizar o fomento cultural, levando ações para diversos pontos da cidade.

As oficinas são realizadas em espaços públicos e comunitários. A participação é aberta à comunidade, com escolhas definidas a partir dos interesses locais. Os próprios integrantes da comunidade ajudam a definir temas como, por exemplo, viola caipira, hip-hop ou teatro, entre outras possibilidades. O objetivo é claro: oferecer oficinas de alfabetização cultural para a população, descentralizando atividades e ampliando o acesso à cultura em Ponta Grossa. São os membros da comunidade, que escolhem as oficinas que querem realizar.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right