Elizabeth realiza vistorias em escolas e move ações para evitar novos problemas
Defesa Civil realiza investigações para entender o ocorrido e evitar problemas futuros
Publicado: 23/09/2025, 17:17

Após o temporal que desaguou sobre Ponta Grossa durante o domingo (21) e segunda-feira (22), acarretando grandes estragos na Escola Municipal Dr. José Pinto Rosas, no Chapada, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) determinou que todas as escolas e CMEIS municipais passem por rigorosas vistorias preventivas nos próximos dias. Por conta do temporal, a instituição citada teve suas aulas suspensas após o desabamento do telhado do ginásio e dos demais danos sofridos na estrutura da escola.
A Líder do Executivo Municipal esteve na instituição atingida pelo temporal juntamente com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, e com a secretária municipal de Educação, Joana D’Arc Panzarini Egg, acompanhando todas as danificações ocorridas na instituição. Com urgência, Elizabeth destacou que medidas rigorosas serão tomadas em instituições de ensino similares para que, caso novas temporais ocorram, os mesmos problemas não voltem a acontecer novamente. Elizabeth destacou também que todas as escolas e CMEIs do município passarão por vistorias.
“Determinei a realização de vistorias preventivas em todas as escolas e CMEIs do município para garantir a segurança das nossas crianças. Determinei também que todas as escolas que possuem o mesmo tipo de estrutura da Dr. José Pinto Rosas sejam avaliadas imediatamente. É uma questão de rigor e responsabilidade, porque não tivemos um evento tão forte que justificasse essa queda”, declarou Elizabeth.
Imediatamente após o pedido da prefeita, o secretário Guilherme Rangel declarou que a Defesa Civil de Ponta Grossa já deu início ao processo de investigação para averiguar o ocorrido. O secretário destacou que um grupo de engenheiros está realizando inspeções nas demais instituições municipais de ensino para evitar tragédias futuras.
“A Defesa Civil veio no domingo apurar essa situação. Felizmente, não tinha nenhuma aula e nenhum aluno aqui, mas a Defesa Civil já interditou a escola e já está fazendo a inspeção em todas as escolas, também com um grupo de engenheiros, para evitar qualquer tipo de situação como essa, sempre pensando no bem-estar e na preservação da vida”, explicou o secretário.
GALERIA DE FOTOS
MEDIDAS RÁPIDAS - Logo após o registro dos problemas na escola, o Poder Municipal determinou a migração dos alunos para instituições próximas a fim de evitar que os estudantes tenham o seu ano letivo prejudicado. Além do remanejamento, as crianças receberão assistências até que a instituição finalize o processo de reestruturação, que deve ocorrer até o fim do ano, como destaca a secretária Joana D’arc.
“Estivemos na escola, fizemos a logística para as crianças terem aula em outras escolas. O infantil 5 e os primeiros anos vão para o CMEI Padre Ezequiel Belchior, já os demais anos vão para a Escola Municipal Frederico Constante Degraf com transporte realizado pela secretaria. Nenhuma criança será prejudicada. Tudo está sendo resolvido”, declarou a secretária.
Além das ações nas escolas do município, o Governo Municipal também está mobilizando equipes para a realização de atendimentos aos estragos causados pelas chuvas nas demais áreas afetadas pelo município. Conforme destacou a prefeitura, agentes da Defesa Civil, da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, servidores da Fundação de Assistência Social e das diversas secretarias realizaram ações de reparação de danos em várias localidades de Ponta Grossa.
ESTRAGOS DAS CHUVAS - Além dos problemas registrados na escola, as fortes chuvas que desaguaram sobre Ponta Grossa causaram problemas em vários setores do município, principalmente por conta da queda de energia registrada em alguns bairros. Os serviços de algumas Unidades de Saúde Básica (UBS´s) foram afetados. A falta de energia também afetou os semáforos de Ponta Grossa, exigindo o deslocamento de equipes da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária.