Santa Casa celebra conclusão de obras da 'Fase 1' da Maternidade
O Portal aRede esteve na instituição e obteve imagens exclusivas de como está ficando a estrutura; confira
Publicado: 30/10/2025, 19:09

O hospital Santa Casa de Ponta Grossa sedia, a partir das 18 horas desta sexta-feira (30), um evento em celebração a conclusão das obras da Fase 1 da reforma da Maternidade da instituição. Promovido em parceria com a Itaipu Binacional, a ação acontece no Salão Nobre da Santa Casa, localizada na rua Dr. Francisco Búrzio, 774.
As reformas, realizadas juntamente com a Itaipu, permitiram a expansão do setor de Maternidade do hospital, local de referência para gestação de alto risco. Atualmente a estrutura conta com 10 quartos, 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, tendo a possibilidade de ampliação dos leitos no futuro.
"Aqui temos uma maternidade completamente reformada, com novos leitos de UTI, com a possibilidade de também poder trazer leitos de UTI pediátrico que a Santa Casa não tinha e Ponta Grossa tem muita carência nessa área. Ela foi pensada para trazer um cuidado mais humanizado, com conforto. Tudo que os especialistas na área falam necessário ter", destacou Amanda Costa, responsável pelo setor de Relações Públicas e Governamentais da Santa Casa.
A equipe do Portal aRede esteve na maternidade e obteve imagens exclusivas de como a maternidade está. Nas fotos, é possível ver detalhes da estrutura, como espaço amplo, cores claras e acolhedoras, quartos e banheiros espaçosos, tudo para trazer conforto as gestantes e aos bebês.
GALERIA DE FOTOS
Um das principais novidades apresentadas é uma iluminação especial pensada para trazer mais conforto, qualidade e também acolhimento para as gestantes e os seus bebês. Quando alguns locais se apagam, luzes amarelas se acendem, imitando uma noite com céu estrelada, como pode ser observado no vídeo abaixo.
Ao Portal, Amanda explicou que, apesar da instituição dar continuidade com as obras com a Fase 2, alguns quartos já poderão ser utilizados, pois alguns leitos serão transferidos para o local para as obras terem continuidade.
"Tudo aqui será voltado para atender o Sistema Único de Saúde (SUS). A Santa Casa realiza quase 200 partos por mês. Então as futuras mães, a partir da inauguração e da entrega desta ala, que ocorre em 1º de novembro, alguns leitos já serão transferidos para cá e, em 2026, com a conclusão das obras, todas as gestantes com gestação de alto risco terão a maternidade 100% reformada", finalizou.
PRESENÇAS - Para a celebração de sexta, a Santa Casa contará com a presença do deputado federal Aliel Machado (PV), do assessor Especial da Diretoria Administrativa da Itaipu, Henrique Palermo do Vale, do vice-prefeito de Ponta Grossa, Moisés Faria (MDB), de parlamentares da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) e membro da rede de proteção para crianças e mulheres: Conselho da Mulher; Conselho da Criança; Conselho da Saúde; de Ana Paula Cunha Carvalho, delegada-chefe do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria); da Polícia Civi; e do Fórum de Ponta Grossa.



















 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
















