Câmara aprova projeto que inclui a EFAPI no calendário oficial do município
Evento ficará sob responsabilidade das secretarias de Turismo e Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Publicado: 05/11/2025, 18:05

Nesta quarta-feira (05), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, com 15 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 372/2025, de autoria do vereador Leandro Bianco (Republicanos), que inclui a Exposição Feira Agropecuária Industrial (EFAPI) no calendário oficial de Ponta Grossa.
A decisão vem dois meses após o anúncio de que a EFAPI não aconteceria em 2025. Com esta conquista posterior, o documento protocolado afirma que a feira será realizada anualmente, em setembro, mês de aniversário do município.
Segundo o texto da proposta, além de constar oficialmente no calendário do município, o PL estabelece que a EFAPI poderá ser realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A medida visa alterar a Lei nº 2.922/1977, que previa a atribuição da organização do evento à então Secretaria Municipal de Economia. Tal mudança considera a atual estrutura administrativa do município.
Autor do PL, Leandro Bianco (Republicanos), comenta sobre a importância do evento para Ponta Grossa. "A EFAPI é um dos eventos mais tradicionais do município, tendo contribuído historicamente para o desenvolvimento do setor agropecuário, industrial e turístico local. Além de ser uma forma de valorizar os produtores, incentivar a inovação, bem como o fortalecimento da economia regional e a integração da comunidade com o setor produtivo", destaca o parlamentar.
Com informações da assessoria da CMPG.





















