PG renova aparelhos eletrônicos para otimizar projetos urbanos
Aquisição de R$ 17 milhões inclui novos computadores, tablets e softwares de arquitetura, entre outras ferramentas; aparelhos serão distribuídos em diversas secretarias e departamentos
Publicado: 13/11/2025, 19:11

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa comprou R$ 17 milhões em equipamentos eletrônicos e softwares para diferentes secretarias e departamentos do município, com destaque a agilidade em projetos de infraestrutura e urbanismo e modernização de processos administrativos.
A equipe de Jornalismo do Portal aRede/Jornal da Manhã investigou sobre a licitação para descobrir qual o destino dos aparelhos adquiridos e de que forma eles devem otimizar a prestação de serviços do órgão municipal.
Entre os equipamentos adquiridos por meio do Pregão Eletrônico 45/2025, com o uso de sistema de Registro de Preços, a administração municipal adquiriu computadores, headsets, webcams, tablets, entre outras ferramentas que, conforme a Prefeitura, são comprados conforme necessidade, sem fazer novas licitações toda vez que for efetuar a compra.
Questionada sobre a aquisição de softwares relacionados à engenharia, arquitetura e edição de imagem e vídeo, a Prefeitura informou que os serviços são utilizados em diversas frentes de trabalho, como na Secretaria de Infraestrutura, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Superintendência de Trânsito, Departamento de Marketing, Tecnologia, Cultura, Educação, Indústria e Comércio, entre outros.
MODERNIZAÇÃO - A principal justificativa para a renovação dos equipamentos, que serão distribuídas entre 14 secretarias e outros três órgãos municipais, é a necessidade de modernização dos sistemas e hardwares utilizados pelas equipes. "A modernização é fundamental pela obsolescência dos equipamentos anteriores. Isto permite melhor eficiência operacional, compatibilidade com softwares contemporâneos e adequação às demandas crescentes de processamento dos diversos setores municipais, refletindo-se em melhoria na prestação de serviços públicos", explicou a Prefeitura.
"São setores que prestam serviços a todos os segmentos da administração, ou seja, a atualização constante é positiva para toda a comunidade. Tais atualizações são importantes nos seguintes segmentos: profissionalização da produção de conteúdo municipal; agilidade em projetos de infraestrutura e urbanismo; qualidade superior em campanhas de comunicação pública; modernização dos processos administrativos e documentação", escreve.
A Prefeitura também foi indagada sobre a condição dos equipamentos que a Prefeitura possuía antes da aquisição destes aparelhos, além de esclarecer sobre as demandas que levaram à realização deste processo licitatório.
"A obsolescência tanto de hardware quanto de software gerava riscos operacionais, de segurança da informação e de conformidade (falta de suporte do fabricante, vulnerabilidades não corrigidas, possível uso de software pirata ou ilícito). O processo licitatório visou modernizar a infraestrutura de TI de forma integrada, regularizar a conformidade de licenças, implementar software atualizado e garantir equipamentos com suporte técnico ativo", explica.
PROJETOS PARA 2026 - Procurado pela equipe de Jornalismo do Portal aRede/Jornal da Manhã, Rafael Mansani, presidente do Iplan, declara que a aquisição de equipamentos modernos contribui para agilizar e otimizar a execução de projetos que impactam na execução de projetos para Ponta Grossa. "A aquisição dos novos softwares e equipamentos moderniza a capacidade técnica da Prefeitura, garantindo que a reestruturação do Iplan — integrada à Superintendência de Urbanismo e ao CTM automatizado — resulte em processos mais ágeis, projetos urbanos mais qualificados e maior eficiência no planejamento da cidade", diz o gestor do instituto.





















