Ponta Grossa recolhe quase 3 toneladas de lixo eletrônico no último 'Bota Fora' de 2025
Além das ações de "Bota Fora", a Prefeitura reforça que o programa Recicla PG funciona diariamente e permite que a população troque recicláveis por pontos que podem ser convertidos em recompensas
Publicado: 10/12/2025, 17:58

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contabilizou 2.990 quilos de resíduos eletrônicos recolhidos na edição mais recente do Bota Fora do Resíduo Eletrônico, realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, no Parque Ambiental. O volume representa quase 3 toneladas de materiais descartados corretamente pela população.
Segundo a equipe técnica da pasta, o resultado foi considerado positivo, especialmente porque a cidade havia realizado outra grande ação semelhante durante a Semana do Lixo Zero, no fim de outubro. Mesmo com a proximidade entre as iniciativas, a adesão do público se manteve significativa. Durante os dois dias de ação, foram recebidos itens como eletrodomésticos, computadores, celulares, cabos, carregadores e pequenos eletrônicos em geral, destinados para reciclagem ou reaproveitamento seguro, evitando contaminação do solo e da água".
"O Bota Fora reforça a importância da destinação ambientalmente correta de resíduos e ajuda a ampliar a conscientização sobre práticas sustentáveis aqui em Ponta Grossa. Além disso, é uma alternativa importante para as pessoas quando acumulam esses itens eletrônicos e não sabem como fazer o descarte correto", resume a secretária de Meio Ambiente, Carla Kritski.
Recicla PG: população pode ganhar pontos ao destinar recicláveis durante todo o ano
Além das ações de Bota Fora, a Prefeitura reforça que o programa Recicla PG funciona diariamente e permite que a população troque recicláveis por pontos que podem ser convertidos em recompensas dentro do aplicativo oficial.
A pontuação varia conforme o tipo de material entregue: alumínio (latas de bebida); plástico duro (baldes, bacias, cadeiras); garrafas PET; óleo de cozinha limpo; cápsulas de café; plástico mole (sacolas, plástico bolha); papel e papelão; cartonado (caixa de leite e sucos); sucata metálica; eletroeletrônicos pequenos; isopor; vidro; materiais misturados; e eletrodomésticos grandes (geladeiras, fogões etc.).
Itens como lixo orgânico, resíduos sujos, medicamentos, pilhas, lâmpadas, madeira, material inflamável e entulho não são aceitos no Recicla PG. Os pontos são creditados na hora da entrega e têm validade de 12 meses. As trocas são feitas diretamente pelo aplicativo Recicla PG, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.
Locais de entrega do Recicla PG
- Parque Ambiental (Centro): Atendimento: segunda a sexta, 9h às 17h (pausa de 1h para almoço); sábados, 9h às 13h;
- Praça Simón Bolívar (Oficinas): Atendimento: segunda a sexta, 9h às 17h (pausa de 1h para almoço); sábados, 9h às 13h.
Com informações da assessoria.





















